Luciano Alves lança livro sobre técnicas de gravação no computador

Vicente Tardin
26/08/2002
Autor de três livros voltados para a técnica do piano, envolvendo acordes, escalas e exercícios, o tecladista Luciano Alves, que já gravou com Pepeu Gomes, Mutantes, Moraes Moreira, Caetano Veloso e Erasmo Carlos, lança agora pela Editora Campus o Fazendo Música no Computador, com 324 páginas e 100 imagens.

O lançamento oficial será no dia 3 de setembro próximo, no Rio de Janeiro, na Modern Sound, tradicional loja de discos de Copacabana, que hoje incorpora até um pequeno palco.

Luciano é um especialista na utilização da informática aplicada à música e seu livro procura cobrir os diversos aspectos da produção musical, começando pelo básico, que é a configuração do computador para a música, até a produção de CDs.

A idéia é que o livro possa ser utilizado por iniciantes na música digital e também pelos mais experientes, pois os assuntos são apresentados progressivamente e calcados no propósito de fazer música com auxílio de equipamentos eletrônicos e informatizados. Mesmo sem conhecimento técnico de informática ou de áudio, um músico pode trabalhar de forma eficiente, acredita o autor.

“Nunca foi necessário conhecer detalhadamente o funcionamento de um gravador para se registrar um improviso inspirado. Contudo, como desde os anos 70, há uma tendência dos músicos se tornarem cada vez mais auto-suficientes, concluí que incluir algumas informações técnicas relevantes seria de grande valia”, conta Luciano em seu site.