Marcelo Fromer teve morte cerebral

Guitarrista foi declarado clinicamente morto no dia 13

Marco Antonio Barbosa
13/06/2001
Em uma coletiva de imprensa na tarde do dia 13, os médicos do Hospital das Clínicas (SP) declararam que o guitarrista dos Titãs Marcelo Fromer entrou efetivamente no estado de morte cerebral. Desde ontem (dia 12) à noite, a família de Fromer já dizia abertamente que não tinha mais esperanças na recuperação do músico, mas a morte cerebral ainda não tinha sido confirmado pelos médicos. Fromer, de 39 anos, foi atropelado na noite do dia 11 por uma motocicleta enquanto fazia cooper no Jardim Europa, bairro nobre de São Paulo. O músico sofreu traumatismo craniano e múltiplas fraturas.

Já na manhã do dia 13, a família de Fromer especulava sobre a doação dos órgãos do guitarrista. "A decisão de doação, primeiro, era uma vontade dele e que passou para toda a família. É um gesto de amor", explicou o irmão do músico, Thiago Pinto, logo após a confirmação da morte cerebral de Fromer. "Esta é a forma de a família compartilhar a vida", completou. Córneas, pâncreas, fígado, coração e rins de Fromer deverão ser doados para transplante. Apenas para preservar os órgãos é que os aparelhos que mantêm Fromer vivo permanecem ligados.

O velório de Marcelo Fromer está marcado para a quinta-feira, dia 14. Segundo Tiago, o enterro será no Cemitério da Paz, no bairro do Morumbi (SP), e será aberto aos fãs. Todos que quiserem poderão se despedir de Fromer, que será velado em caixão lacrado. Os Titãs não vão falar com a imprensa, mas garantiram que vão emitir um comunicado oficial até amanhã (dia 14).

O estado de saúde de Fromer piorou na manhã do dia 13. O músico amanheceu em estado de coma nível 3 - dentro de uma escala de 11 pontos, no qual o nível 1 representa a morte cerebral. Para se ter uma medida de comparação, nem mesmo Herbert Vianna ficou em estado tão grave, apesar da violência do acidente de ultraleve que sofreu. Já não havia mais sangue circulando no cérebro de Fromer e todas as funções vitais do guitarrista estavam sendo mantidas por máquinas.

A polícia paulista ainda não tem pista sobre o motoqueiro que atropelou Marcelo Fromer e não prestou socorro ao guitarrista. Testemunhas do acidente afirmam que o músico foi atingido por um motoboy quando atravessava o cruzamento da Rua Portugal com a Avenida Europa. Entretanto, ninguém foi capaz de dar uma descrição do suposto atropelador.

A íntegra do boletim
Esta é a íntegra do boletim divulgado na tarde do dia 13 pelo Hospital das Clínicas, comunicando a morte cerebral de Marcelo Fromer.

"O paciente Marcelo Fromer, 39 anos, internado na UTI do pronto-socorro do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, apresentou em sua evolução evidências clínicas compatíveis com o diagnóstico de morte encefálica.
Diante de tais fatos, foram realizadas provas clínicas e confirmatórias, de acordo com o protocolo definido pelos órgãos competentes, que estabeleceram o diagnóstico definitivo de morte encefálica.
Os serviços responsáveis pelo atendimento médico e a organização de procura de órgãos iniciaram, com o consentimento pleno da família do doente, o protocolo de doação de órgãos."