Microsoft inicia alternativa ao Napster
MSN Music lança rádios online com centros de recomendação e pretende competir com serviços por assinatura que Napster e MusicNet estão desenvolvendo
Paulo Rebêlo
05/04/2001
Semana agitada no negócio de música digital, com intensa movimentação de gravadoras e empresas de internet. Da parte da Microsoft foi lançado um serviço de transmissão de música online pronto para servir de base para futuro comércio, apenas dois dias após a RealNetworks anunciar acordo para desenvolver com três grandes gravadoras um sistema de downloads por assinatura (veja link abaixo).
O serviço da Microsoft, em versão beta, permite encontrar músicas e artistas por gêneros, mas ainda não permite download e armazenamento.
É o MSN Music, onde o ouvinte pode acompanhar uma seleção musical, no estilo de uma rádio online comum. Aparentemente a Microsoft está evitando ferir, pelo menos frontalmente, as regras de licenciamento de músicas determinadas pelas gravadoras e utiliza material de gravadoras independentes.
O modelo adotado inicialmente é via broadcasting, ou seja, as músicas transmitidas em tempo real, com seqüenciamento definido pelo servidor, cabendo ao usuário escolher o gênero para escutar. A idéia é popularizar o serviço para, quando chegar o momento, oferecer assinaturas pagas, em situação semelhante à que poderá ser oferecida pela MusicNet e pelo novo Napster
Existem 22 categorias pré-selecionadas (pop, rock, jazz etc) e 200 subcategorias, além de um sistema de preferências e recomendações, ao melhor estilo dos grandes sites de música. Uma das canções recomendadas ontem era do grupo paulista Ratos de Porão (que por um defeito de conversão do acento saiu grafada como Ratos de Porco).
As músicas podem ser ouvidas pelo MSN Music Player, uma edição simplificada do Windows Media Player, que em sua mais recente versão – 8.0 – chega a gerar arquivos para download três vezes menores do que os MP3.
O objetivo da empresa, como sempre, não é apenas criar comunidades; mas tornar o serviço um dos mais populares, a começar pela enorme audiência do MSN nos Estados Unidos.
Paulo Rebêlo é redator do [web insider]
Leia também:
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O serviço da Microsoft, em versão beta, permite encontrar músicas e artistas por gêneros, mas ainda não permite download e armazenamento.
É o MSN Music, onde o ouvinte pode acompanhar uma seleção musical, no estilo de uma rádio online comum. Aparentemente a Microsoft está evitando ferir, pelo menos frontalmente, as regras de licenciamento de músicas determinadas pelas gravadoras e utiliza material de gravadoras independentes.
O modelo adotado inicialmente é via broadcasting, ou seja, as músicas transmitidas em tempo real, com seqüenciamento definido pelo servidor, cabendo ao usuário escolher o gênero para escutar. A idéia é popularizar o serviço para, quando chegar o momento, oferecer assinaturas pagas, em situação semelhante à que poderá ser oferecida pela MusicNet e pelo novo Napster
Existem 22 categorias pré-selecionadas (pop, rock, jazz etc) e 200 subcategorias, além de um sistema de preferências e recomendações, ao melhor estilo dos grandes sites de música. Uma das canções recomendadas ontem era do grupo paulista Ratos de Porão (que por um defeito de conversão do acento saiu grafada como Ratos de Porco).
As músicas podem ser ouvidas pelo MSN Music Player, uma edição simplificada do Windows Media Player, que em sua mais recente versão – 8.0 – chega a gerar arquivos para download três vezes menores do que os MP3.
O objetivo da empresa, como sempre, não é apenas criar comunidades; mas tornar o serviço um dos mais populares, a começar pela enorme audiência do MSN nos Estados Unidos.
Paulo Rebêlo é redator do [web insider]
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