Morelenbaum e Sakamoto recriam Jobim

Violoncelista brasileiro e compositor japonês lançarão no fim de julho disco em tributo a Tom Jobim

Antônio Carlos Miguel
01/07/2001
O novo encontro do casal Paula (voz) e Jaques Morelenbaum (violoncelo) com o pianista Ryuichi Sakamoto tem razões, musicais e sentimentais de sobra para emocionar os fãs de Antonio Carlos Jobim. Casa, que será lançado pela Warner Music Japan no fim deste mês (para o qual a WEA brasileira promete edição simultânea), foi gravado em janeiro passado, na casa onde Jobim vivia, no Jardim Botânico, com Sakamoto usando as teclas brancas e pretas do piano do compositor.

De São Paulo, onde acompanha Caetano no show Noites do Norte, o violoncelista enviou um poético e-mail com detalhes sobre as sessões: "Trata-se da gravação que fizemos Paula, Sakamoto e eu em janeiro último, na casa do Tom, usando o seu velho piano e ouvindo parentes relativamente próximos dos pássaros e insetos que o mestre costumava escutar ao abrir suas janelas do Jardim Botânico", escreve Morelenbaum. "Estivemos naquele templo da música por cinco dias inteiros de nosso intenso verão passado. Diariamente, até o chacoalhar do primeiro sapo-martelo a cada anoitecer, regravando em trio de voz, piano e cello, com as janelas abertas, jóias como As Praias Desertas, Sem Você, Sabiá, Estrada Branca, Inútil Paisagem."

O violonista Paulo Jobim juntou-se ao trio em duas canções, O Amor em Paz e Esperança Perdida, e o repertório também incluiu temas instrumentais de Tom poucos conhecidos: Chanson pour Michelle (lançada na trilha da minissérie O Tempo e o Vento) e Tema para Ana (abertura da novela A Força de um Desejo). Depois dos cinco dias caseiros no Jardim Botânico, eles transferiram-se para o Estúdio Mega, gravando outra série de canções jobinianas, com convidados como Zeca Assumpção (contrabaixo), Luiz Brasil (violão), Marcos Suzano (percussão) e Ed Motta (que fez um dueto com Paula em Imagina, de Tom e Chico Buarque). A parceria de Morelenbaum com Sakamoto vem desde meados dos anos 90, quando o brasileiro tocou em discos como 1996 e Smoochy. Em maio passado, o músico japonês voltou ao Brasil, participando, em São Paulo, do show Quarteto Jobim Morelenbaum Convida Gilberto Gil e Ryuichi Sakamoto. Seis anos antes, ele já tinha sido um dos convidados, ao lado de Caetano, Paula e do violinista inglês Everton Nelson, nas apresentações que Morelenbaum fez no Rio e em São Paulo no festival Heineken Concerts.