MP3 pode dar novo impulso à fita cassete

Player no formato de uma fita reproduz músicas em MP3 em qualquer aparelho de som com tape deck

Paulo Rebêlo
21/11/2000
Ameaçada de extinção, a fita cassete parece ter adiado um pouco o seu fim. As gravadoras não lançam mais álbuns neste formato e o que existe à venda no Brasil é pirata, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos. As fitas continuam sendo usadas na falta de um gravador de CD e na falta de um CD player no carro.

Este quadro pode mudar com o lançamento de um MP3 Player que possui o formato de uma fita cassete e é também usado em um aparelho de som convencional, como se fosse uma fita de verdade.

Criado pela Digisette, uma empresa de New Jersey, EUA, o aparelho portátil começa a ser vendido por 250 dólares e pode se tornar uma febre em pouco tempo. Afinal, a maioria das pessoas possui um aparelho de som com entrada para cassete.

A façanha é realizada através de um conversor embutido no aparelho, que emula música digital em sinais analógicos de forma a possibilitar que o som possa ser reproduzido normalmente em um “deck” de K7. Basta apertar o “Play” do seu aparelho de som e a música tocará.

Se você não quiser usar a fita como se fosse um cassete, basta tirá-la do aparelho e usá-la como um MP3 Player. A memória inicial do produto é de 32 Mb, o suficiente para uns 30 minutos de música. Novos cartões de memória poderão ser adquiridos em breve.

A transferência de músicas do computador para o aparelho é feita através da porta paralela – aquela mesma da impressora. A bateria é recarregável e suporta até seis horas de reprodução contínua.

Paulo Rebêlo é editor da revista Plural Web

Leia também:
MP3 players estão ganhando público