MP3.com cria divisão para os países da Ásia

Empresa se fortalece e busca posicionamento em vários mercados consumidores importantes - só que agora precisa superar diferenças culturais

CliqueMusic
20/02/2001
Enquanto muitas empresas de internet estão encolhendo ou reduzindo despesas, a MP3.com prossegue em expansão e prepara uma filial na Ásia, com sites voltados para os países da região e apresentando conteúdo específico nas línguas locais.

A idéia é trabalhar com parceiros locais, pois do contrário seria impossível, acredita a MP3.com. As diferenças culturais são imensas de um país para outro e a música ocidental na Ásia representa apenas 15% das vendas. Seria muito difícil um negócio com lógica americana dar certo nestas condições sem o apoio de parceiros locais.

A MP3.com pretende também trabalhar com selos e gravadoras dos países da Ásia, montando um site japonês, outro chinês e assim por diante. Pelo lado da tecnologia, o desafio agora é adaptar o mecanismo de busca do site e o banco de dados às diferentes línguas.

Por outro lado, há vantagens em tecnologia, em situações até mais avançadas do que nos Estados Unidos. Há mais conexões de banda larga na Ásia do que nos Estados Unidos, especialmente em países como Coréia e Singapura, e até distribuiição de música via dispositivos sem fio.

A MP3.com, que já atua na Europa, divulgou recentemente que deverá atingir o equilíbrio financeiro este ano. É uma das empresas que se apresenta como as mais fortes para a distribuição digital da música como um negócio sólido, ao lado da promessa que hoje é o Napster.

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