MP3.com fecha acordo com a Sony

Só falta agora a Universal para que o serviço MyMP3 opere legalmente com os discos das cinco majors

Vicente Tardin
22/08/2000
A MP3.com, que hoje pode ser definida como uma empresa que armazena música online para o usuário, fechou acordo com a Sony Music Entertainment fora do tribunal.

Estaria pagando US$ 20 milhões de indenização por violações passadas, envolvendo seu serviço MyMP3.com, iniciado em janeiro.

Em abril a empresa foi processada pelas gravadoras, que consideravam o modelo de negócio da MP3.com e seu banco de dados de arquivos MP3 uma violação aos direitos de autoria. Para evitar multas bilionárias, a MP3.com está fazendo acordos, de forma a prosseguir oferecendo o serviço, que é pago por assinatura.

O serviço MyMP3 permite ao usuário transferir para a internet músicas dos CDs que já possui. Agora a empresa vai pagar royalties cada vez que um CD da Sony for registrado ou uma música executada.

A MP3.com, que no início do ano afirmou ter reservado US$ 150 milhões para se acertar com gravadoras e editoras, já conseguiu fechar com quatro gravadoras (Warner Music Group, BMG, EMI e agora a Sony). Agora falta apenas a Universal.

A notícia fez subir as ações da empresa, agora bem mais próxima de poder oferecer por assinatura o catálogo das grandes gravadoras, além da grande quantidade de arquivos gratuitos e pagos que já disponibiliza. O objetivo da empresa é ser uma grande loja de venda de música online, além de oferecer a outras empresas programações de música para rádios e ambientes.

Leia também:
Música vai ser vendida por assinatura
MP3.com e gravadoras se acertam
MyMp3.com recebe cartão vermelho