MP3.com vai pagar aos gratuitos

Site famoso que oferece músicas gratuitas acena com uma verba para remunerar os artistas mais ouvidos. Será uma mudança no modelo?

CliqueMusic
30/04/2000
O site MP3.com, cujo negócio está baseado também no download gratuito de músicas de artistas em busca de divulgação, acena com o que seria uma mudança neste modelo tão copiado em todo o mundo.

A empresa vai reservar US$1 milhão para o mês de maio e mais US$1 milhão em junho para o que chama de programa 'Payback for Playback'. Este dinheiro será usado para pagar aos artistas mais ouvidos.

A iniciativa de remunerar os mais executados aponta para o que seria um defeito nos sites de download gratuito – o excesso de artistas desconhecidos e canções pouco empolgantes. Neste sentido é uma tentativa de aumentar o interesse do público pelo acervo do MP3.com. Trata-se também de uma experiência, onde a empresa pretende avaliar se o investimento trará resultados visíveis.

Aí cabe a pergunta: quanto tempo até no Brasil algum site de MP3 experimente a mesma promoção? Para o artista brasileiro, qualquer pagamento, por menor que seja, é sempre da maior importância.

Quem quiser conferir quais bandas estão para receber melhor pagamento no MP3.com pode ver em www.mp3.com/payback.