MTV e Yahoo vão vender; conheça alguns detalhes

Gravadoras anunciam que MTV e Yahoo serão canais de venda. Preço caro, restrição para copiar e escolha reduzida são características dos serviços que estão sendo desenvolvidos

Paulo Rebêlo
09/04/2001
Na semana passada as cinco principais gravadoras anunciaram nos Estados Unidos um novo serviço para vender músicas através da rede MTV americana, nos sites MTV Radio e VH1at Work.

Quando a pessoa escutar uma música que a agrade, poderá clicar e, no mesmo instante, comprar um download seguro da faixa. A MTV informou em nota oficial que disponibilizará cerca de 10 mil faixas.

Para o futuro, a idéia é integrar o serviço com a televisão. Espera-se que, até o fim do ano, mais da metade das músicas tocadas na TV estejam, instantaneamente, à venda na web – solução ainda mais interessante ao se pensar em TV digital.

O preço das faixas individuais foi anunciado por US$ 1.99 e dos álbuns completos por US$ 18.98. Haverá uma série de restrições na hora do download. Será possível transferir os arquivos para aparelhos portáteis mas não será permitida a cópia em CDs.

De acordo com a MTV, as faixas contém propriedades de segurança de forma a impedir o procedimento. Microsoft e InterTrust são as responsáveis pela tecnologia segura.

Yahoo com Duet

O Yahoo acertou com a Universal Music Group e a Sony Music Entertainment o uso do serviço Duet, das duas gravadoras. O Yahoo deve distribuir músicas por streaming e, adiante, adotar uma política de download em forma de assinatura. Solução semelhante foi aplicada pela Microsoft no MSN Music.

No princípio haverá apenas músicas de artistas da Sony e da Universal. Entretanto, estuda-se a possibilidade de oferecer músicas de todas as gravadoras, o que seria  importante para o Yahoo, que hoje procura receitas alternativas à publicidade.

No modelo de assinaturas a ser adotado, as músicas serão transferidas para o computador do usuário, mas com recursos de proteção. Poderão ser trocadas entre os assinantes, mas nada de copiar para aparelhos portáteis.

O preço não será anunciado até o mês de agosto, quando o serviço está programado para debutar. O Yahoo precisa enfrentar competidores fortes como Microsoft, AOL Time Warner, RealNetworks e MTV.

Paulo Rebêlo é redator do [web insider]

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