Novo codificador da Microsoft pode aposentar MP3

A Microsoft apresenta uma nova solução visando disseminar seu formato próprio de áudio digital, o Windows Media Audio

Paulo Rebêlo
31/08/2000
A Microsoft disponibilizou para download o Windows Media Encoder 7, uma ferramenta para criação, edição e conversão de som e vídeo de forma caseira – e ao mesmo tempo profissional – com o sistema operacional Windows e o Windows Media Player. Era o último passo que faltava para pôr em xeque a viabilidade do MP3, que usa um algoritmo de compressão atrasado e enfrenta problemas judiciais relacionados à pirataria.

O Windows Media Audio (WMA) é o formato próprio de áudio digital da Microsoft. Diante da superioridade técnica sobre o MP3, o WMA possui completo suporte nos principais programas de som (players), como o Winamp, por exemplo. Assim, o usuário não precisa trocar de programa na hora de ouvir músicas em Windows Media.

Até então, o maior problema do WMA era a impossibilidade de converter e criar as próprias músicas em casa, pois o formato apresenta um tamanho reduzido quando comparado ao MP3, com uma qualidade igual ou até superior. Com o lançamento do Windows Media Encoder, qualquer pessoa poderá criar músicas em WMA e converter todas as MP3, liberando bastante espaço em disco.

Uma música em MP3, feita com 128 kpbs, apresenta uma qualidade idêntica ou até superior quando feita com 64kpbs ou 96kpbs em WMA e resulta um arquivo com quase a metade do tamanho. Uma notícia excelente aos portadores de walkmans digitais, os aparelhos que, em vez de fitas cassetes ou CDs, tocam música em formato digital. Novos modelos sendo produzidos já estão aderindo ao formato da Microsoft.

O Windows Media Encoder trabalha não apenas com áudio, mas também com vídeo. Não se trata de um mero conversor de formatos. O codificador da Microsoft é uma poderosa, e ao mesmo tempo fácil de usar, ferramenta para gerenciamento e aplicação de som e imagem na Internet.

Há uma gama de formatos para conversão. É possível converter de WAV, AVI, MPG e MP3 para Windows Media. Se a sua placa de vídeo tiver saída para TV, a conversão do vídeo pode ser feita em tempo real para a tela, com economia de tempo e espaço em disco.

Quem quiser trabalhar com streaming e broadcasting, isto é, transmissão de som e imagem por seqüenciamento, poderá gastar muito pouco ou nada para montar uma rádio ou canal de TV online em casa ou na empresa.

Diferente dos codificadores de MP3, a ferramenta da Microsoft exige muito da máquina. O mínimo exigido, para qualquer tipo de conversão, é 32MB de RAM, recomendado 64MB. Para fazer broadcasting em tempo real do que aparece na sua tela, o mínimo é 64MB, recomendado 128MB. Para converter áudio, um Pentium 200Mhz MMX é o mínimo, mas a performance ideal é com pelo menos um Pentium III de 500Mhz e 128MB de RAM.

Espantoso é tentar fazer broadcast para conexões de alta velocidade, com som e imagem em tempo real. É necessário ter 256MB de RAM e, pelo menos, um processador duplo Pentium III de 700Mhz. Considere conexão de alta velocidade entre 500 Kpbs e 2Mbps em diante. Pode parecer muito, mas não é. Até o lançamento do Windows Media Encoder, aplicar broadcast em tempo real era luxo de poucas empresas, dotadas de super servidores com ferramentas profissionais e caras.

O download do codificador pode ser feito através da página do Windows Media e ocupa, aproximadamente, 4.5MB. O codificador não funciona com Windows 95 ou 98. É preciso ter o Windows 98 SE, Windows ME, Windows 2000, ou Windows NT4. Este último, apenas se houver instalado o DirectX Media 6.0, que pode ser encontrado no pacote DirectX 7.0a.

Paulo Rebêlo é editor da revista Plural Web.

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