Novos Chicos e Caetanos em vista

Consultor do Festival da Música Brasileira da Globo – que tem sua primeira eliminatória no sábado, em São Paulo – e veterano de festivais, Solano Ribeiro garante que nunca foram reunidas tantas canções de qualidade quanto nesta edição

Tom Cardoso
15/08/2000
Foram anunciados hoje pela manhã os nomes dos jurados e a forma de distribuição de ingressos do Festival da Música Brasileira, evento organizado e transmitido pela Rede Globo, que começa no sábado, dia 19, às 22 horas, no Credicard Hall, em São Paulo, com a primeira das quatro eliminatórias. Estavam presentes à entrevista coletiva o diretor geral do evento, Roberto Talma, e o consultor Solano Ribeiro. Ambos se mostraram eufóricos e ansiosos com o início do festival.

"Trabalho desde a década de 60 com eventos desse tipo e posso dizer que nunca um festival reuniu tantas canções de boa qualidade como o de agora (foram 48 finalistas entre mais de 23 mil canções inscritas)", assegura Ribeiro. "Há uma nova safra de talentos. Tenho certeza que vão aparecer novos Caetanos, Chicos e Djavans", empolga-se Talma.

O time de jurados será formado por Carlos Bozzo Junior, Geraldo Carneiro, João Araújo, José Mauricio Machline, Maria Carmen Barbosa, Mauricio Valladares, Mauro Dias, Patricia Palumbo, Tom Leão e Waly Salomão. A organização procura um substituto para Tom Zé, que na última hora desistiu. "Ele acabou achando que não seria ético participar como jurado", conta Ribeiro.

Cenário próprio
Acostumada a grandes produções, a diretoria da TV Globo promete montar uma grande estrutura para o festival. Cada finalista, por exemplo, terá direito a um cenário próprio, que será criado de acordo com o tema de cada canção. Serão quatro palcos móveis, onde as 316 pessoas (entre intérpretes, músicos e maestros) vão se apresentar com figurinos criados pela organização.

Apesar do caráter de megaprodução e da intensa divulgação, os organizadores ainda não sabem se o festival terá a mesma repercussão dos ocorridos nas décadas de 60 e 70, quando teatros e ginásios ficavam lotados, com direito até a torcida organizada para cada artista. "Acho que o interesse do público vai aumentar em cada eliminatória e quando chegar a finalíssima (dia 16 de setembro) a platéia já vai estar identificada com o seu candidato", garante Ribeiro.

Para não correr risco de casa vazia nas noites do festival, os diretores convidaram um time de estrelas da MPB para se apresentar durante o evento. Serão dois artistas por noite, que dividirão o palco por 15 minutos, enquanto o júri escolhe os vencedores. Neste sábado, as atrações são Caetano Veloso e Virgínia Rodrigues. Dia 26, Jorge Ben Jor e Skank; dia 2 de setembro, Ivan Lins e Nana Caymmi; dia 9 de setembro, Elba Ramalho e Moraes Moreira. Para a final, dia 16 de setembro, Ney Matogrosso deve cantar ao lado do grupo Barão Vermelho, que ainda não confirmou presença.

Ingressos
A TV Globo selou uma parceria com a Força Sindical e com universidades de São Paulo para distribuir os ingressos do Festival. Nos postos da UNE, na sede da Força Sindical e nas Faculdades Armando Álvares Penteado (FAAP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Escola de Propaganda e Marketing, Cásper Líbero, Unicsul e São Judas os convites serão trocados por um quilo de alimentos não perecíveis ou por um agasalho. Só será permitido a troca de um ingresso por pessoa.

Os 12 primeiros concorrentes (Eliminatórias do dia 19)

Afrika
Ricardo Moreno
Intérprete: Rubinho Ribeiro e Ricardo Moreno
Arranjador: Rubinho Ribeiro

Vão
Dante Ozzetti
Intérprete: Virginia Rosa
Arranjador: Dante Ozzetti

Amanheceu
Jorge Vercilo
Intérprete: Jorge Vercilo
Arranjador: Luis Avelar

Tubaína
Fernando Chuí
Intérprete: Fernando Chuí
Arranjador: Dudu Marote, Emerson Villani e Ed Cortês

Cisma
Costa Netto
Intérprete: Vicente Barreto
Arranjador: Gilson Peranzzetta

Rap da Real
Renata Holly
Intérprete: Renata Holly
Arranjador: Marcelo Sussekind

Primeiro Olhar
Cristina Saraiva
Intérprete: Simone Guimarães
Arranjador: Mauricio Maestro

Vazante
Sérgio Santos
Intérprete: Sérgio Santos
Arranjador: Gilson Peranzzetta

Xi, de Pirituba a Santo André
Rafael Altério
Intérprete: Kleber Albuquerque e Rafael Altério
Arranjador: Dino Barioni

Patifaria
Rodrigo Lessa
Intérprete: Rodrigo Lessa
Arranjador: Rodrigo Lessa

Estrela da Manhã
Beto Furquim
Intérprete: Mônica Salmaso
Arranjador: Mônica Salmaso e banda

Zen
Walter Franco
Intérprete: Walter Franco
Arranjador: Constant Papineanu e Walter Franco