Ode de Francis Hime ao Rio chega ao DVD

A Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, encenada em 2000, ganha versão em vídeo digital com lançamento simultâneo de CD

Marco Antonio Barbosa
15/04/2002
O dia 30 de novembro de 2000 entrou para a história da música carioca (e da brasileira também, por que não?). Neste dia, aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a - até agora única - encenação da Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, assinada por Francis Hime, com letras de Geraldo Carneiro e Paulo César Pinheiro e idealizada pelo jornalista Ricardo Cravo Albin. A gravadora carioca Biscoito Fino garante agora a eternização daquela cerimônia com o lançamento do CD ouvir 30s e do DVD que levam o nome da obra de Hime - que arregimentou um grande time de nomes da MPB e a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro para dar forma à sua complexa e fascinante elegia à Cidade Maravilhosa. Tanto o CD quanto o DVD trazem a íntegra da Sinfonia, com a participação de Lenine, Sérgio Santos, Leila Pinheiro, Zé Renato e Olivia Hime.

Seguindo as pegadas da clássica Sinfonia do Rio de Janeiro, composta em 1954 por Billy Blanco e Tom Jobim, Francis Hime fez de sua obra uma "sinfonia popular", contando uma história musical que vem dos dias de Estácio de Sá, no século XVI, até desaguar no Carnaval carioca do fim do século XX. As faixas - ou melhor, movimentos - do CD/DVD resgatam em suas formas e letras as diversas faces da musicalidade carioca através dos anos. Após a Abertura (com todos os solistas reunidos), há, na ordem cronológica, o Lundu da época do Brasil Colônia, na voz de Lenine; a Modinha do século XIX, com Zé Renato; o Choro dos primeiros anos do século XX, com Leila Pinheiro; o Samba, a partir dos anos 20, interpretado por Olivia Hime; e a sincrética Canção Brasileira, retratando a contribuição carioca para o que hoje se entende por MPB (com Sérgio Santos e Zé Renato). Concluíndo, todos voltam para o movimento Final.

Mais do que com o CD, a aquisição do DVD é indispensável para a imersão completa do espectador na obra de Hime. Supervisionado por Marcio Rebello (com produção executiva de Olivia Hime), o video digital não apenas registra em minúcias a beleza do espetáculo encenado em 2000 no Municipal do Rio. Com uma engenhosa edição de imagens, feita por João Paulo Carvalho, o DVD alterna as cenas gravadas ao vivo - com Francis, convidados, 72 músicos da orquestra e um naipe de oito ritmistas - com belas imagens da cidade do Rio, complementando o clima elegíaco. A direção de palco de Flávio Marinho também é devidamente valorizada pelo trabalho de câmera. Complemento fundamental para não se perder as sutilezas das letras, as legendas estão disponíveis em mais três idiomas (inglês, francês e espanhol) além do português. É a estréia do selo Biscoito Fino no formato; o DVD foi produzido for export, podendo ser assistido em todas as áreas do mundo, em qualquer aparelho. Assim como o CD, o DVD também traz o libreto escrito por Ricardo Cravo Albin, que situa historicamente os gêneros musicais de cada um dos movimentos, além de um texto assinado por Flávio Marinho.

Tão indispensável quanto os recursos do DVD é a prova da emoção que a Sinfonia causou nos privilegiados que a assistiram ao vivo. De celebridades como Fernanda Montenegro e Billy Blanco aos mais anônimos espectadores, fica patente o impacto da beleza da obra de Hime - por pouco, a platéia se contém para não subir nas cadeiras e acompanhar os temas da Sinfonia, mesmo ouvindo-os pela primeira vez.

Leia ainda: