Paul McCartney é um dos investidores da Magex

Empresa desenvolve sistema que gerencia pagamentos de pequeno valor, usado pela Universal para controlar a remuneração em downloads de canções e direitos de autoria

CliqueMusic
04/08/2000
Paul McCartney é um dos investidores da inglesa Magex, empresa que fornece tecnologia necessária para distribuição segura de música paga e outros conteúdos pela internet.

A Magex é uma empresa que desenvolve soluções para transações financeiras e foi fundada pelo National Westminster Bank. Está sendo financiada por US$ 80 milhões de vários investidores, como a InterTrust e a Seagram, dona da gravadora Universal.

O investimento de McCartney na Magex faz parte desta rodada de US$ 80 milhões, completada em abril, e sinaliza a posição do artista a favor da venda de música por download e do pagamento de direitos autorais. Com os Beatles ou em carreira solo, Paul é um artista plenamente consagrado, um grande sucesso de público e um dos autores mais gravados no mundo.

A Magex vai usar o investimento para aperfeiçoar produtos, marketing e ampliar sua presença internacional. Junto com a InterTrust Technologies, participa do desenvolvimento do software de gerenciamento de direitos e pagamentos usado no formato Bluematter, adotado pela gravadora Universal para a venda de música.

O sistema permite a realização de pagamentos de pequeno valor, necessários para a compra de canções individualmente, e evita sobretaxas dos cartões de crédito. A solução Magex/InterTrust é nova e ainda não foi bastante testada, exceto por um grupo de nove mil consumidores. Agora, com a Universal, estará sendo posta à prova para um público bem mais amplo.

Leia também:
Universal começa a vender por download
Bandas de rock aderem ao webmarketing