Perguntas mais freqüentes (FAQ)

Encontre aqui as respostas para as dúvidas mais comuns dos visitantes de CliqueMusic

Nenhum
04/09/2001
1. Onde estão as letras das músicas?
2. Onde estão os MP3?
3. Por que não posso ouvir as músicas inteiras?
4. Onde estão os artistas estrangeiros?
5. Como faço para conseguir cifras ou partituras?
6. Quero comprar um CD exibido no site, como faço?
7. O CD não está disponível na loja da Som Livre. Como faço agora?
8. O disco que eu quero não existe em CD. Como faço para encontrá-lo?
9. Sou músico e quero que meu trabalho apareça no site. Como proceder?
10. Como faço para me inscrever para receber as notícias por e-mail?
11. Como faço para cancelar o recebimento das notícias por e-mail?
12. Quero trocar o e-mail em que recebo CliqueMusic. Como faço?
13. Eu me inscrevi numa promoção. Como fico sabendo se ganhei?
14. Como faço para anunciar no site?
15. Quero reproduzir uma matéria. Existe essa possibilidade?
16. Quero reproduzir a discografia ou a biografia de um artista. Como posso fazê-lo?
17. Como posso fazer um comentário ou uma correção em um dado discográfico/biográfico?
18. Como faço para que meu disco apareça nos lançamentos?
19. Como posso enviar um release?
20. Onde fica a agenda de shows? Ou: estou dando um show e gostaria de divulgá-lo no site. Como faço?
21. Quero entrar em contato com um artista. Vocês podem me ajudar?
22. Porque o nome é CliqueMusic e não CliqueMúsica ou ClickMusic?
23. Eu adorei o site. Como faço para ajudar vocês?
24. Como faço para trabalhar em CliqueMusic?

1. Onde estão as letras das músicas?
Não há letras de músicas, por enquanto, em CliqueMusic, porque não temos os direitos autorais para reproduzi-las no site. Recomendamos que você procure as letras em
http://lyrics.ch, http://musicweb.iron.com.br, http://www.mpbnet.com.br ou http://www.musicasantigas.hpg.com.br para músicas mais antigas. E-mails com pedidos de letras de músicas não serão respondidos.

2. Onde estão os MP3?
Não trabalhamos com MP3. Nós respeitamos os direitos autorais dos artistas e das gravadoras, e só iremos disponibilizar downloads legais. Salvo algumas exceções, o MP3 fere os direitos de copyright de artistas e gravadoras.

3. Por que não posso ouvir as músicas inteiras?
Pela mesma razão que não colocamos MP3. Para disponibilizarmos as músicas em streaming, dependemos de autorização dos detentores dos direitos autorais. Ao contrário de alguns sites brasileiros, nós respeitamos esses direitos e não iremos infringi-los.

4. Onde estão os artistas estrangeiros?
Nossa missão é fornecer informação sobre a música brasileira. Para se informar sobre artistas estrangeiros, recomendamos o All Music Guide (
http://allmusic.com).

5. Como faço para conseguir cifras ou partituras?
As cifras e partituras precisam de autorização para serem disponibilizadas. Como não temos esta autorização por enquanto, recomendamos que você procure nos sites Olga (
http://www.olga.net) e Cifrantiga (http://www.cifrantiga.hpg.com.br/).

6. Quero comprar um CD exibido no site, como faço?
Na página em que está mencionado o CD, procure o link para a
Som Livre. Das lojas nacionais, ela é a que tem o maior catálogo, e se você usar este link para comprar na Som Livre, CliqueMusic receberá uma pequena comissão sobre a venda. A comissão não é repassada ao preço final, ela é descontada do que a Som Livre fatura.

7. O CD não está disponível na loja da Som Livre. Como faço agora?
Dificilmente você irá encontrá-lo em outra loja. Você pode procurá-lo em lojas de discos usados e sebos ou leilões na Internet.

8. O disco que eu quero não existe em CD. Como faço para encontrá-lo?
Não conhecemos na Internet brasileira nenhuma loja que faça um bom trabalho de venda de LPs e 78 rpm usados. Se você estiver com o bolso preparado, consulte o GEMM (
http://www.gemm.com) e talvez você encontre algo.

9. Sou músico e quero que meu trabalho apareça em Artistas de A a Z. Como proceder?
Para ter seu trabalho listado na discografia do site, envie-nos seu CD. Se ele não for um lançamento, cobramos uma
pequena taxa para cobrir nossos custos de digitalização e cadastramento. As biografias são desenvolvidas internamente, e temos nossos próprios critérios para publicarmos mais cedo ou mais tarde uma biografia, portanto, tenha paciência. Em tempo: só publicamos discos distribuídos regularmente, isto é, se sua banda tem um CD-R ou uma demo, ela não vai entrar na discografia.

10. Como faço para me inscrever para receber as notícias por e-mail?
Basta preencher
este formulário. O registro é gratuito e, além de ficar bem informado sobre a música brasileira, você vai estar concorrendo em várias promoções.

11. Como faço para cancelar o recebimento das notícias por e-mail?
Basta acessar nossa página de
descadastramento.

12. Quero trocar o e-mail em que recebo CliqueMusic. Como faço?
Cancele sua assinatura e faça uma nova.

13. Eu me inscrevi numa promoção. Como fico sabendo se ganhei?
O resultado das promoções fica disponível por alguns meses na nossa página de
sorteios e promoções.

14. Como faço para anunciar no site?
Para se informar sobre os preços e condições, envie um e-mail para
publicidade@cliquemusic.com.br.

15. Quero reproduzir uma matéria. Existe essa possibilidade?
Você tem toda liberdade para reproduzir apenas o título e o subtítulo da matéria em seu site e oferecer um link para que ela seja lida em nossa site. Para reproduzir a matéria inteira ou em parte, pedimos que você entre em contato conosco em
sindicado@cliquemusic.com.br, para verificar se há essa possibilidade e se há custo. Sem uma autorização, você pode ser processado por infringir a lei de direito autoral.

16. Quero reproduzir a discografia ou a biografia de um artista. Eu posso fazê-lo?
Você pode contratar os serviços de aluguel de conteúdo de CliqueMusic, e ter esses dados atualizados automaticamente ou fornecidos em um banco de dados. Fora esse caso, você pode utilizar a discografia de um artista apenas para pesquisa. Os bancos de dados de CliqueMusic carregam marcas que o identificam e você pode ser processado no caso de uso indevido.

17. Como posso fazer um comentário ou uma correção em um dado discográfico/biográfico?
Basta enviar um e-mail para
pesquisa@cliquemusic.com.br.

18. Como posso enviar um release?
Envie-o para nosso endereço, disponível na página de contato, ou se preferir mande-o por
e-mail.

19. Como faço para que meu disco apareça nos lançamentos?
CliqueMusic recebe dezenas de CDs por semana, de forma que o seu pode demorar a aparecer, mas nosso objetivo é publicar todos os lançamentos em CD que recebemos em nosso endereço. Se seu CD não é um lançamento mas você deseja que ele apareça no site, cobramos uma taxa de R$ 15 pela digitalização e pelo cadastramento apenas para cobrir nossos custos. Informe-se mais pelo e-mail
cadastramento@cliquemusic.com.br

20. Onde fica a agenda de shows? Ou: estou dando um show e gostaria de divulgá-lo no site. Como faço?
Atualmente não temos um serviço de agenda de shows no site. Recomendamos que você o faça através dos guias da rede
Na Cidade ou da rede Via Global

21. Quero entrar em contato com um artista. Vocês podem me ajudar?
Não podemos ajudar com contatos pessoais com artistas. Nossa relação com eles é profissional e precisa ser preservada. Os e-mails com esse tipo de pedido não serão respondidos.

22. Porque o nome é CliqueMusic, meio em inglês e meio em português, e não CliqueMúsica ou ClickMusic?
Porque originalmente o site serviria tanto ao mercado brasileiro como ao estrangeiro. Além disso, "Clique" em inglês traz a idéia de uma comunidade. Depois, passamos a utilizar o nome AllBrazilianMusic para a
versão em inglês, mas o nome da versão brasileira continuou o mesmo.

23. Eu adorei o site. Como faço para ajudar vocês?
Que ótimo! Você pode ajudar-nos de duas maneiras: comprando os CDs através de nossos links e enviando e-mails para seus amigos para falar-lhes de CliqueMusic. Toda ajuda nesse sentido é muito bemvinda.

24. Como faço para trabalhar em CliqueMusic?
Mande seu currículo para
curriculos@cliquemusic.com.br, sem esquecer de incluir informações para contato, pretensão salarial e local de residência. Quando forem abertas vagas na sua área de trabalho, você será considerado para trabalhar conosco.