Pesquisa sugere que o CD será abandonado em 2005

Pesquisa feita na Inglaterra pode estar exagerando... Há quem diga que os formatos digitais vão aposentar o CD antes disso

Paulo Rebêlo
30/11/2000
“Aqui jaz o CD” – eis a afirmação de uma recente pesquisa realizada no Reino Unido pela MORI, um instituto voltado às pesquisas de mercado, em parceria com a Creative Labs – que também fabrica aparelhos portáteis para tocar MP3. A previsão é de que no ano 2005 o CD seja abandonado em prol do MP3 e da música digital como um todo.

Afirmação precipitada ou não, analistas apontam os resultados como “esperados”. Gradativamente, torna-se mais fácil ter acesso a um maior número de faixas musicais e a internet é a grande responsável. Não se trata apenas de um formato específico (ex.: MP3), mas sim de uma gama de acessórios e periféricos, como MP3 players, coleções portáteis e downloads de álbuns completos, à distância de um clique.

Com a internet no caminho de uma regulamentação sólida, cada vez mais os consumidores passam a abdicar do hábito de ir até uma loja e comprar um CD. Optam pelo comércio eletrônico ou, simplesmente, baixar faixas individuais em determinado site, pagando por elas.

Evidentemente, a mudança tende a ocorrer de forma mais gritante com os jovens. De acordo com a pesquisa da MORI, um terço das pessoas entre 15 e 24 anos não comprarão CDs em 2005. Como alternativa, estarão a usar aparelhos portáteis e o próprio computador na hora de ouvir música.

A pesquisa da MORI aparece em um momento de expectativa. Com as restrições que deverão acontecer no Napster e outras ferramentas semelhantes e a passagem para a música paga, o crescimento aceleradíssimo na popularidade da música digital poderá não seguir a mesma escala.

Paulo Rebêlo é editor da revista Plural Web

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