Prince adere ao modelo de assinatura

Vicente Tardin
14/02/2001
O cantor e compositor Prince inaugura hoje o seu serviço de distribuição de música no sistema de assinatura, chamado NPG Music Club.

Trata-se de um sistema de relacionamento direto entre o artista e os fãs, baseado na internet e pulando distribuidoras e gravadoras.

Prince e sua banda New Power Generation vão cobrar um valor mensal, em torno de US$ 8, em troca de acesso à músicas, vídeos, entradas para os shows, convites para festas e programas de rádio comandados pelo artista ou por algum membro da banda.

Segundo mensagem no site, escrita ao estilo do cantor (U para you, 4 para for etc) "esta nova modalidade de troca e distribuição efetivamente elimina a necessidade de intermediários entre o artista e você. Tudo o que você precisa é um computador com acesso à internet e uma assinatura direta conosco".

Até aqui Prince sempre se posicionou a favor da internet com meio de divulgar músicas de qualquer época ou estilo, contra o modelo tradicional da parada de sucessos. Em agosto último, Prince colocou em seu site duras críticas às gravadoras, acusadas de serem exageradamente mercantilistas no trato com os artistas e com o público.

No passado, divergências éticas, estéticas e financeiras fizeram Prince trocar de nome para um símbolo e aparecer em público com a palavra "Slave" (escravo) pintada no rosto. O artista há muito critica a postura da indústria do disco, em parte por sua disputa com a Warner Bros. sobre a propriedade das fitas master de seus discos e por discordar da freqüência com que deveria lançar discos.