Racionais e rap paulista dominam Prêmio Hutus

A terceira edição do mais importante evento do hip hop brasileiro consagrou - de novo - o grupo de Mano Brown

Marco Antonio Barbosa
30/11/2002
Não houve surpresa alguma quando, na noite da última sexta-feira (28 de novembro), os Racionais MC's emergiram da entrega do terceiro Prêmio Hutus consagrados - uma vez mais - como o mais importante grupo de hip hop do Brasil. A cerimônia, realizada no Teatro Carlos Gomes (RJ), teve cinco de seus 13 prêmios vencidos pelo grupo paulista - melhor DJ, produtor (ambos para KLJay), grupo, disco (Nada Como um Dia Após o Outro Dia ouvir 30s) e música (Negro Drama). O Hutus, mais importante premiação do rap brasileiro, confirmou a supremacia do hip hop de São Paulo no cenário nacional (apenas dois troféus foram vencidos por artistas não-paulistas) e teve como grande destaque, além da vitória incontestável dos Racionais, shows com os grupos DMN, Inumanos, La Bella Máfia e o rapper Sabotage. Este último, ganhador de dois prêmios e aclamado pela atuação no filme O Invasor, também se deu bem.

De fora da "festa paulista" do rap, só estiveram mesmo MV Bill (ganhador na categoria melhor clipe, com Só Deus Pode Me Julgar) e Nega Gizza (melhor artista feminina). Além dos Racionais, o rap de SP venceu o Hutus nos quesitos veículo de comunicação (revista Rap Brasil), grupo revelação (Sabotage), gravadora (7 Taças), artista gospel (o grupo Apocalipse 16), Personalidade do Hip Hop (Sabotage) e melhor demo (grupo Consequência). O clima de camaradagem e união deu a tônica da noite; praticamente todos os ganhadores chamaram os outros indicados ao palco.

O troféu Hutus deste ano foi um capacete estilizado - em concordância com o cenário criado por Gringo Cardia, que simulava uma pista de corridas (com direito a carros de verdade no palco e tudo o mais). Como no ano passado, a apresentadora Glória Maria e o rapper Thaíde foram os mestres de cerimônia da festa. A governadora do Estado do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, entregou o prêmio de melhor grupo aos Racionais e saiu muito aplaudida. Os cineastas Cacá Diegues e Jefferson De e os cantores Jair Rodrigues, Fernanda Abreu e Leci Brandão estiveram entre as personalidades que apresentaram os troféus.