Raimundos lançam o DVD <i>MTV Ao Vivo</i>

Vídeo digital é versão interativa do especial gravado ano passado

Tatiana Tavares
13/06/2001
Os Raimundos foram escolhidos pela Warner para inaugurar seu catálogo de DVDs musicais brasileiros. O primeiro lançamento é o especial que Rodolfo, Digão, Canisso e Fred gravaram para a MTV ano passado, já devidamente transformado em CD duplo ouvir 30s e home video. MTV ao Vivo traz registros de dois shows feitos pelos Raimundos (um em São Paulo e outro em Curitiba), durante a turnê do álbum Só no Forévis ouvir 30s, no começo do ano passado. As mesmas 39 músicas da edição em vídeo constam do DVD, além de todas os "extras" que o formato possibilita: entrevistas, depoimentos de cada um dos membros do grupo sobre os outros três, videoclipes com seus respectivos making-of e cenas de bastidores.

"O DVD registra um grande momento dos Raimundos: foi uma turnê enorme, que durou 14 meses, praticamente um show a cada dois dias", diz o baterista Fred. "Era o momento certo: a turnê foi legal, e tanto o CD quanto o DVD trazem um registro daquela vibração. É o show das nossas vidas".

"Este foi o trabalho em que participamos menos da pós-produção e confesso que ficamos surpresos com o resultado final", lembra Fred. O baixista Canisso, que viu pela primeira vez o DVD no dia 11, durante a apresentação do produto à imprensa, na sede paulista da gravadora, comemora: "Acho que ficou um trabalho de qualidade. Eu até tinha a intenção de participar mais do trabalho, mas tive que operar o joelho e acabei ficando mesmo com a parte de direção dos depoimentos da nossa equipe técnica", diz o baixista.

Este é, inclusive, um dos trechos mais interessantes do DVD. "É curioso para os fãs conhecer as pessoas que trabalham com a gente. A idéia do DVD como um todo era fazer uma espécie de radiografia da banda e essa parte era importante, apesar de ter dado bastante trabalho para convencer alguns técnicos de falar", diz Canisso. Fred concorda com a idéia de radiografia. "Depois que estouramos nas rádios com o Só no Forévis, ouvimos muitas críticas dizendo que estávamos mais pop e fazendo um som comercial. Não é nada disso. Com o disco ao vivo, e agora com o DVD, mostramos que nosso trabalho continua tendo muita coerência e qualidade".

O DVD traz, além das 39 músicas presentes na edição em vídeo, uma novidade - o recurso multicâmera, que nas faixas Andar na Pedra e Tora Tora, permite que o espectador escolha o ângulo de visão de cada um dos quatro integrantes do grupo. "Este ainda é um recurso novo e não sabíamos direito como funcionava. Na verdade, ele só permite oito minutos de filmagem; talvez, se tivessemos que escolher isso hoje, usaríamos em outras faixas", conta o baterista Fred. "A interatividade é que há de mais interessante em um DVD e este recurso permite que o espectador veja o show de cima do palco", resume.

Segundo Fred, muita gente ainda fala que o som dos Raimundos é mais pesado no palco do que no estúdio. O baterista explica por que: "O que acontece é que ainda hoje há muita adrenalina envolvida na hora em que subimos no palco. O que faz as músicas soarem diferentes é a emoção do momento". Canisso concorda e completa: "Ao vivo contamos com outro componente: o público, que nos nossos shows é super atuante e dá vida às músicas".

A qualidade de som (com opção para estéreo surround) e imagem é indiscutível. Outra vantagem do DVD é poder trazer opção de legendas em espanhol e inglês. No repertório não falta nada. Trata-se de uma espécie de coletânea desses quase dez anos de estrada, trazendo músicas do início da carreira como Puteiro em João Pessoa ou Palhas do Coqueiro, até hits recentes como Mulher de Fases e Me Lambe. "Já temos lançamento garantido na Península Ibérica e provavelmente no Japão - onde apesar de não termos nada oficialmente lançado, é hoje nosso maior mercado internacional. A partir de agora, acho que este é o melhor release que a banda pode oferecer aos fãs, à mídia e a quem mais se interessar", analisa o baterista.