RealNetworks e Sony em parceria

Paulo Rebêlo
30/10/2000
Foi um mês agitado para a RealNetworks. Além dos problemas financeiros (prejuízo no terceiro trimestre e queda no valor das ações), foi preciso correr para lançar o novo Real Player 8.0, que compete com o Windows Media Player e o Windows Media Audio (WMA), da Microsoft.

Entre as tentativas de reação está a aliança recém-firmada com a Sony. As duas empresas resolveram adotar as mesmas tecnologias como forma de promover seus produtos. O Real Player e o Real Jukebox serão incluídos nos aparelhos portáteis fabricados pela Sony a partir de 2001 e também nos computadores PC VAIO.

A Sony entra com a compressão de dados ATRAC3 nos produtos da RealNetworks e permite que esta utilize a tecnologia OpenMG, para a proteção de direitos autorais, que certamente terá uso sobre a propagação de música digital.

O novo Real Player 8, já disponível para download, tem como principal característica o algoritmo de compressão ATRAC3, que oferece melhor qualidade em arquivos de áudio especialmente otimizados para conexões lentas.

Conseqüentemente, pode reduzir de forma satisfatória os custos de um empreendimento voltado ao streaming e broadcasting, pois proverá o mesmo som usando menos da metade da banda de transmissão.

Para o usuário final, o grande trunfo do Real Player 8 é o novo formato de áudio – Real Audio 8 – que a exemplo do WMA consegue fazer com que um arquivo com qualidade de CD ocupe a metade do espaço de um MP3.

Paulo Rebêlo é editor da revista Plural Web

Leia também:
Windows Media Player 7 quer ser o padrão