Reverência a Fromer no palco e no estúdio

Branco Mello canta em tributo ao amigo e Titãs gravam disco para homenageá-lo

Marcus Marçal e Marco Antonio Barbosa
19/06/2001
O que era para ser apenas a segunda noite da edição 2001 do Concertos MPBR realizado no Canecão (RJ) acabou sendo uma homenagem ao titã Marcelo Fromer, falecido no dia 14 de junho, vitimado por um atropelamento de moto. O tributo foi capitaneado pelo vocalista Branco Mello, companheiro de Fromer nos Titãs, que vinha se apresentando com o trio eventualmente em alguns shows.

Vale ressaltar que a homenagem aconteceu no mesmo dia em que os Titãs se reuniram para gravar seu primeiro disco sem o guitarrista, o que intensificou as emoções de todos os envolvidos no projeto. Branco já havia feito sua participação no show com "Flores" (um dos maiores sucessos do grupo, lançado no álbum O Blésq Blom, de 1989), Não Quero Mudar (um dos underhits do projeto paralelo Kleyderman, mantido por Branco e Sérgio Britto) e mais uma composição inédita, quando o público aclamou a volta do grupo.

No bis, o titã cantou Lugar Nenhum, antes de fazer uma declaração em homenagem ao amigo morto. "Vocês todos sabem que é muito difícil eu subir no palco no delicado momento em que passamos, mas como já havia me comprometido com o pessoal, dei uma fugida do estúdio em que estamos gravando nosso próximo álbum. Inclusive o Paulo (Miklos) deveria estar aqui, mas por algum motivo, ele não conseguiu chegar em tempo. A próxima música é uma homenagem que nossos amigos prepararam para o Marcelo", disse antes de cantar uma versão pungente de Pra Dizer Adeus - canção escrita por Fromer e lançada no primeiro disco dos Titãs, de 1984.

A banda The Silva’s é um projeto do renomado produtor Liminha (aqui, tocando guitarra) e do baterista dos Paralamas do Sucesso, João Barone, em colaboração com Dé (ex-Barão Vermelho, no baixo). Na verdade, trata-se de uma grande "banda de baile" formada por um dream team do showbizz roqueiro nacional. Neste show, participaram várias celebridades como Roberto Frejat (Barão Vermelho), Samuel Rosa (Skank), Supla e o pessoal gaúcho do Comunidade Nin-Jitsu.

Titãs resolvem gravar 13º álbum
Um comunicado emitido pela Abril Music na tarde de ontem (dia 18) confirmou que os Titãs efetivamente começaram a gravar seu 13º álbum, no mesmo estúdio que estava reservado para o começo do trabalho (marcado originalmente para o último dia 13). A orientação do novo disco agora será homenagear Marcelo Fromer - quatro das músicas selecionadas para o álbum são de autoria do guitarrista.

Agora, o que pode mudar nos planos para o novo disco é o cronograma de gravações, visto que a pré-produção do álbum estava concluída e todas as faixas a entrar no disco já foram definidas. Segundo o comunicado da Abril Music, músicos convidados podem participar das gravações, substituindo as bases que seriam gravadas por Fromer. A nova data de lançamento do disco (originalmente prevista para setembro) ainda não foi confirmada, em face das alterações que podem ocorrer durante as gravações.

Segundo Liminha, na quarta-feira passada, dia 13 (quando foi confirmada a morte cerebral de Marcelo Fromer), os Titãs já tinham decidido que iriam dar prosseguimento às gravações agendadas. "O Marcelo era um cara superprático, além de alegre e positivo. Ele jamais deixaria algo assim - mesmo sendo uma morte - impedir a realização de um trabalho" disse Liminha. "Estamos muito tristes, mas achamos que a vida deve seguir em frente."