Sites famosos estão na pindaíba

EMusic está demitindo, Reel desistiu e CDNow quase acabando. A vida pós bolha de muitas empresas ponto com tem sido difícil

Vicente Tardin
16/06/2000
Conhecidas marcas da Web, pioneiras no comércio eletrônico, enfrentam incômodo prejuízo, tal febre que não baixa. Como a queda da bolsa pôs freio nos investimentos, muitas se viram subitamente sem dinheiro.

A americana EMusic.com, que vende músicas por download, está cortando custos operacionais e demitindo 20 por cento do staff, que fica assim reduzido a 180 empregados.

Lançada em 1998, a EMusic foi uma das primeiras empresas a vender música por download e confia que este mercado está prestes a alcançar enorme crescimento. Uma música é vendida em geral a 99 centavos de dólar. Há relativamente poucas músicas de artistas muito conhecidos. Neste caso o mais conveniente é ir economizando mesmo.

Já o caso da Reel.com, que vende DVDs, é terminal: foram despedidos todos os 200 empregados e repassadas as operações.

A CDNow, pioneira na venda CDs, está em dificuldades sérias. O dinheiro está no fim e é preciso a qualquer custo encontrar um parceiro. Não está fácil achar.

A CDNow já perdeu US$ 212 milhões desde que começou, em 1994. Em março deste ano passou por uma auditoria que colocou em dúvida a capacidade da empresa se manter até o fim do ano. O mercado de venda de CDs é pequeno, muito competitivo e a competição força preços baixos que inviabilizam o lucro.

As ações da CDNow valem hoje 71 por cento menos do que já valeram um dia. Os investidores que se candidatam só fazem ofertas que desvalorizam ainda mais a empresa.