Sobrou do céu um prêmio para o Rappa

Grupo carioca é o grande vencedor da sétima edição do Video Music Brasil, maior prêmio do clipe brasileiro

Marco Antonio Barbosa
16/08/2001
No Oscar do videoclipe nacional, deu O Rappa na cabeça. O clipe da música O Que Sobrou do Céu, constante do último álbum do grupo, Lado B Lado Aouvir 30s , foi o grande vencedor da sétima edição do MTV Video Music Awards - realizada na noite de ontem (dia 16) no Credicard Hall, em São Paulo. Além de levar o prêmio máximo da festa (melhor clipe do ano), o video também ganhou na categoria melhor direção (assinada por Kátia Lund e André Horta).

O Rappa foi muito aclamado pelo público presente ao Credicard Hall. A entrega do prêmio se deu após o grupo tocar, junto com o Sepultura, a música Ninguém Segura a América, que vai estar no próximo álbum do Rappa, Instinto Coletivo. O momento mais emocionante foi a participação de Marcelo Yuka, baterista do grupo afastado desde de novembro do ano passado, quando foi baleado em um assalto no Rio de Janeiro e acabou ficando paraplégico. Toda a platéia gritava seu nome, na hora da premiação. O Rappa bateu o grupo Charlie Brown Jr., as duplas AD e Sandy & Junior e o rapper Gabriel O Pensador na disputa.

O Charlie Brown Jr. levou outro prêmio importante - Escolha da Audiência - por seu clipe Rubão, o Dono do Mundo. O mesmo video venceu na categoria melhor clipe de rock. Na categoria pop, quem levou foi o Pato Fu, com clipe de Eu. Marisa Monte, com O Que Me Importa, ganhou o prêmio de melhor video de MPB. Com o clipe da música Tudo, o DJ Marky foi premiado na categoria música eletrônica; os gaúchos do Bidê ou Balde levaram o prêmio de revelação (com o video para Melissa); e o troféu de melhor democlipe ficou com a banda Feijão com Arroz (por Joe Camarada ). Os Raimundos levaram um prêmio por seu website ( www.raimundos.org), e MV Bill, com o clipe de Soldado do Morro, ganhou a categoria rap. Todos os prêmios citados foram decididos pelo voto popular; mais de 1,8 milhão de votos foram computados até o final do pleito, que continou via Internet durante a festa.

Os shows que se intercalaram à entrega dos prêmios também foram destaque da noite. Além da dobradinha Sepultura/ Rappa - que foi introduzida pelos metaleiros, tocando Sepulnation, um dos momentos mais esperados foi a performance do grupo de reggae Natiruts, acompanhado do ex-Raimundos Rodolfo. Para cantar Top Top, Cássia Eller convocou Rita Lee (uma das artífices da versão original da música, com os Mutantes), Roberto de Carvalho e Nando Reis. Rappin' Hood mandou ver em Sou Negão, Gabriel O Pensador contou com o Afroreggae na nova versão de Até Quando? e o Charlie Brown Jr. tocou duas músicas: Não é Sério e Rubão, o Dono do Mundo.



Leia ainda: