Sony e Universal desenvolvem <i>Napster</i> próprio

CliqueMusic
23/02/2001
Enquanto a Bertelsmann trabalha intensamente no novo Napster, a Universal e a Sony também desenvolvem em conjunto projeto semelhante - um serviço de música semelhante a um "jukebox virtual" também previsto para entrar em funcionamento no meio do ano.

O anúncio foi feito pelo diretor da Universal Music na França, Pascal Negre. Segundo ele, trata-se de uma alternativa ao Napster que vai permitir que se acompanhe exatamente quais fonogramas serão ouvidos e quais serão baixados. Também será em formato seguro para impedir a livre distribuição pela internet e terá melhor qualidade do que os arquivos MP3, segundo o executivo. A notícia foi publicada pela BBC na Inglaterra e pela CNet nos Estados Unidos.

O sistema, por enquanto chamado de Duet, ou Dueto, seria o mesmo projeto anunciado sem muito barulho pela Sony e pela Universal em maio do ano passado.

Como a Bertelsmann espera conseguir com o Napster, a Sony e a Universal também pretendem ganhar a adesão de outras gravadoras e oferecer um acervo bastante completo. As conversas já estariam em andamento e a idéia é oferecer um serviço de assinatura, com a possibilidade de cobrar também por canção baixada também.

Leia também:
Enquanto o sistema seguro não vem