Titãs são campeões da oitava edição do VMB

O grupo paulista venceu três categorias no prêmio máximo do videoclipe brasileiro, entregue anualmente pela MTV

Marco Antonio Barbosa
22/08/2002
Com a vitória em três categorias, pelo clipe Epitáfio, os Titãs foram o destaque da 8º edição do MTV Video Music Brasil, realizada esta noite no Credicard Hall, em São Paulo. O vídeo de Epitáfio, música do último álbum do grupo (A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana ouvir 30s), foi dirigido pela dupla Oscar e Francisco Rodrigues Alves, e sagrou-se vencedor nas duas mais importantes categorias da noite, Melhor Clipe do Ano e Escolha da Audiência - além de levar o troféu de Clipe de Rock.

A divisão dos prêmios nas 15 categorias foi salomônica. Além dos Titãs, apenas O Rappa (com Instinto Coletivo) ganhou mais de um prêmio: direção e direção de arte. As decisões nas categorias Clipe do Ano, Direção, Edição, Direção de Arte, Fotografia e Website ficaram a cargo de um júri formado por músicos e profissionais da área audiovisual. Já o público, que votou pelo site da MTV (www.mtv.com.br), elegeu todas as outras categorias.

A cerimônia foi apresentada pela modelo e VJ Fernanda Lima, e - pela quantidade de astros pop presentes - fez jus ao auto-proclamado título de A maior festa da música brasileira. Cinco shows ao vivo animaram a platéia entre uma premiação e outra. Os destaques foram as performances de Lulu Santos e da dupla Caetano Veloso & Jorge Mautner. Lulu, só no palco, apresentou uma versão guitarreira e minimal para a tropicalista Objeto Não-Identificado. Já Caetano e Mautner tocaram Tudo Errado, dando uma palhinha da parceria que ambos pretendem concretizar em disco até o final do ano (o clipe da música venceu na categoria Melhor Fotografia). Nando Reis homenageou Cássia Eller, cantando Segundo Sol; o rapper Xis cantou sua Chapa o Coco, na abertura do evento; e os grupos CPM 22 (ganhador como revelação, com Tarde de Outubro) e Charlie Brown Jr. representaram o rock na festa.

Os premiados
Pop: Segredos, Frejat
Rock: Epitáfio, Titãs
Democlipe: Agressão, Repressão, Ratos de Porão
MPB: Deixa a Vida me Levar, Zeca Pagodinho
Eletrônico: Station, 2Freaks
Fotografia: Tudo Errado, Caetano Veloso & Jorge Mautner
Direção de Arte: Instinto Coletivo, O Rappa
Edição: Tem Alguém Aí?, Gabriel o Pensador
Direção: Instinto Coletivo, O Rappa
Website: Comunidade Nin-Jitsu ( www.comunidadeninjitsu.com.br)
Revelação: Tarde de Outubro, CPM 22
Rap: Chapa o Coco, Xis
Clipe do ano: Epitáfio, Titãs
Escolha da Audiência: Epitáfio, Titãs