Titãs se despedem de Fromer

Grupo e fãs velam em São Paulo o corpo do guitarrista

Marco Antonio Barbosa
14/06/2001
O corpo do guitarrista dos Titãs Marcelo Fromer, falecido ontem (dia 13), será enterrado no Cemitério da Paz, no bairro paulista do Morumbi, depois de ser velado das 9h às 17h, com direito à presença dos fãs. A família pediu apenas para que, das 16h às 17h, somente familiares e amigos mais íntimos possam velar o corpo. Fromer, de 39 anos, teve sua morte cerebral confirmada menos de 48 horas depois de ser atropelado por uma motocicleta e sofrer um traumatismo que o deixou em coma profundo. Membro fundador dos Titãs, Fromer estava de malas prontas para se mudar para o Rio de Janeiro, depois de ter passado mais de um ano morando em Portugal. Junto aos colegas, iria começar a gravar o 13º álbum do grupo, quando sofreu o acidente.

Apenas algumas horas depois de divulgada a morte cerebral de Marcelo Fromer, seu coração já tinha sido transplantado - o receptor foi Mário Varjão de Oliveira, um aposentado de 51 anos. Todos os órgãos saudáveis de Fromer foram doados, seguindo a vontade do próprio músico. Os Titãs remanescentes, mais o ex-membro Arnaldo Antunes, acompanharam o drama de Fromer do Hospital das Clínicas. Eles não deram entrevistas, mas divulgaram uma nota, lida pelo vocalista Branco Mello, na qual chamavam Fromer de "um permanente doador da alegria" e agradeciam o apoio dos fãs e amigos (leia a íntegra do comunicado abaixo).

Um dos projetos inacabados de Fromer, o livro sobre a vida do ex-jogador de futebol Casagrande, pode terminar nas mãos de Nando Reis, o baixista dos Titãs. Nando, que já dividiu com Fromer a autoria de uma coluna sobre futebol (no jornal Folha de São Paulo), é grande amigo de Casagrande (como Fromer) e teria, segundo o ex-craque, condições de concluir a biografia.

A polícia não tem pistas sobre o motoqueiro que atropelou Fromer e partiu sem prestar socorro ao músico. As esperanças agora se concentram num número de disque-denúncia que a PM vai divulgar hoje, para coletar qualquer informação sobre o acidente. Não há dados sobre a placa do veículo (possivelmente, uma mini-moto tipo Honda Biz), nem uma descrição do condutor. A polícia, no entanto, acredita que "ninguém conseguirá manter um segredo como este por muito tempo" - palavras do delegado Elson Sayão, titular da delegacia de polícia que investiga o caso.

A nota dos Titãs
Esta é a íntegra da nota lida na noite do dia 13 por Branco Mello, em nome dos Titãs e de Arnaldo Antunes, aos jornalistas que estavam no Hospital das Clínicas:

"Os Titãs agradecem o apoio, o carinho e a torcida dos fãs e dos amigos de todo o Brasil que estiveram conosco nesta passagem mais do que difícil.

O nosso irmão Marcelo Fromer morreu.

Marcelo foi para nós um permanente doador de alegria. Durante mais de 20 anos convivemos com ele diariamente. É impossível expressar em palavras a importância que ele teve não só na música como na vida de cada um de nós.

Assim como os órgãos do Marcelo sobreviverão nos corpos de outras pessoas, a arte dele continuará na música e no espírito dos Titãs.

Amanhã, 14 de junho, a partir das 9h e até as 16h, haverá um velório aberto a todos no cemitério da Paz, em São Paulo. O seputamento, às 17h, será restrito aos familiares e amigos.

São Paulo, 13 de junho de 2001.

Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Charles Gavin, Nando Reis e Arnaldo Antunes."