Tribalistas dominam décimo Prêmio Multishow

Com três troféus, Marisa, Arnaldo & Brown triunfaram na votação popular; Paralamas ganham dois

Marco Antonio Barbosa
03/06/2003
Controversos, populares, elitizados ou nada disso ao mesmo tempo; não importa. O fato é que Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown foram os grandes vencedores da décima edição do Prêmio Multishow de Música Brasileira, que foi entregue na noite de hoje (dia 3), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). O prêmio, criado pelo canal de TV por assinatura Multishow (transmitido pela NET/Sky), é definido pelo voto popular. E as mesmas pessoas que tornaram o álbum Tribalistas um fenômeno de vendas emplacaram Marisa, Arnaldo & Brown nas categorias melhor álbum, DVD e música do ano (Já Sei Namorar).

Além da trinca tribal, os Paralamas do Sucesso também se deram bem, abiscoitando dois (melhor instrumentista, para João Barone, e grupo) dos troféus desenhados por Gringo Cardia. O público, que votou nas onze categorias do prêmio pela Internet, desenhou um perfil quase popularesco para o décimo PMMB - que já vem sendo apresentado, há algum tempo, como o "mais importante prêmio da música brasileira". Ivete Sangalo, Luiza Possi, Sandy & Junior e o grupo Rouge dividiram espaço com nomes de maior prestígio como Gilberto Gil e Frejat. Erasmo Carlos recebeu o prêmio especial de homenageado do evento - entregue por Wanderléa, num dos momentos emocionantes da cerimônia.

Os apresentadores Nelson Motta e Fernanda Torres dividiram o palco com uma série de shows até certo ponto surpreendentes. Paulo Miklos relembrou o centenário de Ary Barroso declamando um trecho de Aquarela do Brasil; Sandy espantou os fãs do grupo O Rappa atacando com uma versão quase dance para A Minha Alma; e os Titãs fecharam a noite tocando É Preciso Saber Viver, em tributo a Erasmo. Enquanto isso, duplas como Luciana Mello e seu pai, Jair Rodrigues, Marcelo D2 & Marcelo Camelo (Los Hermanos) e Lulu Santos & Cauby Peixoto anunciavam os troféus. Depois da entrega dos prêmios, a moçada bonita da MPB, do pop e de outras tribos seguiu para a Marina da Glória (RJ) para curtir a festa pós-cerimônia.

Os vencedores:

Cantor: Gilberto Gil (concorrendo com Jorge Vercilo, Lenine, Leonardo, Milton Nascimento)
Cantora: Ivete Sangalo (Adriana Calcanhotto, Marisa Monte, Rita Lee, Sandy)
Música: Já Sei Namorar, Tribalistas (Carla, LS Jack; Que Nem Maré, Jorge Vercilo; Na Moral, Jota Quest; Te Amo Demais, Leonardo)
CD: Tribalistas (Zeca Pagodinho, do próprio; Acústico MTV Kid Abelha; Maricotinha Ao Vivo, Maria Bethânia; Sandy & Junior ao Vivo Maracanã)
Show: Sandy & Junior (Paralamas do Sucesso, KLB, Maria Bethânia, Capital Inicial)
Videoclipe: Segredos, Frejat (Que Nem Maré, Jorge Vercilo; Já Sei Namorar, Tribalistas; Kaya N'Gan Daya, Gilberto Gil; Love Never Fails, Sandy e Junior)
Revelação Solo: Luiza Possi (Davi Moraes, Beto Lee, Fernanda Porto, Maria Rita Mariano)
Revelação Grupo: Rouge (Berimbrown, Detonautas Roque Clube, Rodox, Seu Cuca)
Instrumentista: Barone (Paralamas) (Carlinhos Brown; Edgard Scandurra, do Ira!; Junior; Milton Guedes)
DVD: Tribalistas (Erasmo Carlos ao Vivo Convida; Longo Caminho, Paralamas do Sucesso; Jorge Ben Jor Acústico MTV; Rouge)
Grupo: Paralamas (Capital Inicial, Skank, Kid Abelha, Titãs)