Um Beatle tocando <i>Anna Júlia</i>

Sucesso dos Los Hermanos ganha versão em inglês com participação do guitarrista George Harrison

Marco Antonio Barbosa
31/07/2001
Era uma vez um jovem roqueiro carioca, que amava os Beatles (os Rolling Stones, nem tanto) e que escreveu uma singela canção chamada Anna Júlia ouvir 30s - não necessariamente inspirada no som dos quatro garotos de Liverpool, mas filiada à escola beatlesca de pop melódico. Agora imaginem onde foi parar o queixo deste jovem compositor, ao saber que ninguém menos que George Harrison - guitarrista dos Beatles - tomou parte em uma regravação de Anna Júlia vertida para o inglês! É sério: o cantor inglês Jim Capaldi (ex-Traffic) foi um dos muitos fãs que o maior sucesso do grupo Los Hermanos conquistou. E para seu próximo LP, Capaldi providenciou uma versão de Anna Julia com a participação de Harrison, do baterista Ian Paice (do Deep Purple) e do cantor Paul Weller (ex-The Jam e Style Council). E agora, Marcelo Camelo? O líder dos Los Hermanos responde:

"É óbvio que eu nunca imaginei que uma coisa dessas pudesse acontecer. O George Harrison é um ícone para mim, aquele cara que eu vejo pendurado nas bancas de jornal, quando eu ando na rua. A relação que eu tenho com ele é de fã mesmo!", conta Camelo sobre a emoção de saber que um de seus ídolos regravou uma de suas canções. "É a maior viagem, fico extremamente honrado, muito feliz mesmo. Não só pelo George, mas também pelos outros músicos envolvidos na gravação: é um time sinistro! Mas também agora não vou ficar achando que isso vai me aproximar dele (George) de alguma forma. Ele continua sendo um Beatle!"

O cantor dos Los Hermanos narra, desde o começo, como foi que o extraordinário encontro acabou se concretizando: "Eu conheci o Jim Capaldi no ano passado, na entrega do Prêmio Multishow, aqui no Rio. Ele comentou que tinha adorado Anna Júlia e que estava pensando em gravá-la no próximo disco dele. Eu achei legal, claro..." Que ninguém estranhe o que um veterano roqueiro inglês estaria fazendo ouvindo Los Hermanos. Capaldi é casado com uma brasileira e divide sua vida entre o Brasil e a Europa desde os anos 70.

A relação entre Capaldi e Camelo foi se estreitando. "Visitei-o em seu apartamento em Ipanema no ano passado ainda e ele me mostrou a versão que fez para Anna Júlia. Ficou legal, ainda que tenha sido uma versão bem livre, sem muito a ver com a minha letra. Eu escrevi uma letra meio indireta, vaga, e ele preferiu contar uma história de amor, direta. O refrão continuou sendo 'Ô Anna Júlia-a-aa-a...'", relembra Camelo. "O engraçado é que ele me falou que ia gravar e eu disse para mim mesmo 'Ah, tá...' Achei ótimo, mas meio que me esqueci da história depois. Este ano, o Capaldi me ligou dizendo que a música não só estava pronta, mas que também tinha chamado o George Harrison para tocar com ele!"

A música foi gravada na Alemanha, com a participação do "time sinistro" citado acima. E a gravação já está em fita há pelo menos um mês, conforme o próprio Marcelo Camelo conta: "O Capaldi me contou que a música estava pronta e eu fiquei superfeliz. Mas ao mesmo tempo, escondi um pouco de todo mundo. Não achei que cabia a mim sair por aí espalhando isso. Contei para os caras da banda, alguns amigos, mas resolvi por uns 'panos quentes' em relação à mídia." Agora, que até a revista americana Billboard já divulgou a história... "Agora tudo bem, já me sinto à vontade", relaxa Camelo.

A Anna Júlia de Capaldi, Harrison, Weller e Paice será lançada como single na Europa no dia 13 de agosto, pelo selo alemão SPV. Camelo diz que não há plano algum para um lançamento da canção no Brasil, ou de um possível dueto dos Hermanos com Capaldi. E minimiza, tentando disfarçar o orgulho: "Ah, eles só gravaram uma música, mais nada! Quer dizer, quem me ouve falando assim acha que estou fazendo pouco..."