Universal começa a vender por download

Gravadora inicia testes com um formato novo, que só pode ser ouvido em um computador. Vantagens: traz fotos e letras e as primeiras duas músicas são de graça

CliqueMusic
03/08/2000
O Universal Music Group, subsidiária da Seagram Company e considerada a maior gravadora do mundo, inicia testes para a venda de música por download esta semana. Começa com 60 faixas e irá acrescentando novas canções periodicamente.

A Universal espera superar sistemas de download lançados recentemente pela Sony Music Entertainment e EMI Recorded Music oferecendo um crédito para duas canções grátis, além de fotos, biografias e letras das músicas, que custam cada uma US$ 1,99.

O serviço experimental estará disponível em diversos sites, como Excite@Home, Launch.com, Lycos Music, Music.com e RollingStone.com, site da EMusic. Breve estará também em BestBuy.com e GetMusic, a joint venture entre a Universal e a Bertelsmann.

Os testes servem para a Universal formar seu canal de venda de música por download, marcado para começar em setembro. A BMG, da Bertelsmann, também deve começar a vender por downloads no início deste semestre e a Warner Music a partir de outubro.

A Universal vai usar seu formato, Bluematter, com características que impedem cópias. As músicas só funcionam no computador onde foi feito o download e não podem ser transferidos para outro computador, mesmo do mesmo dono. Também não tocam em nenhum dos players portáteis que existem no mercado. Por enquanto só podem ser ouvidas pelo RealJukebox, da RealNetworks,

Ainda assim a Universal acredita que atrairá os consumidores, pois considera o Bluematter um formato inovador porque permite o acréscimo de informações sobre a música. E confia na isca, que é o brinde de 4 dólares, suficiente para duas músicas grátis.

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