Universal compra a EMusic
EMusic, que lutou para montar um serviço por assinatura, não conseguiu sair do prejuízo e foi vendida
Vicente Tardin
09/04/2001
A Universal Music, unidade da francesa Vivendi Universal e maior gravadora do mundo, adquiriu a EMusic.com, americana.
A EMusic vende CDs e música por download e remunera os artistas. Foi uma das pioneiras na música online, com um modelo que inspirou diversas outras empresas (algumas já fechadas ou adquiridas) e parecia muito promissora quando abriu o capital.
Possivelmente em seus planos iniciais não contava com a insistência das gravadoras em não autorizar amplamente a venda de seu acervo por download e nem com o surgimento de sistemas gratuitos de troca de arquivos como o Napster.
A EMusic em janeiro demitiu cerca de 36% de seu pessoal e opera com prejuízo, apesar de ter receita com a venda de música (US$ 1,7 milhão no último trimestre do ano passado, contando com a Tunes.com).
Atualmente, a EMusic tem um catálogo de 13 mil álbuns, a maioria de selos independentes. Uma canção em MP3 custa 99 centavos de dólar e um disco inteiro 8,99 dólares. A Universal pensa em usar a EMusic como plataforma de distribuição para seu sistema Duet, que montou em conjunto com a japonesa Sony Music Entertainment.
A aquisição da EMusic custou barato, menos de US$ 25 milhões. É pouco para uma empresa que já esteve bem mais valorizada e investiu mais do que isso para chegar onde chegou.
Leia também:
Yahoo vai vender usando o Duet, da Universal
A EMusic vende CDs e música por download e remunera os artistas. Foi uma das pioneiras na música online, com um modelo que inspirou diversas outras empresas (algumas já fechadas ou adquiridas) e parecia muito promissora quando abriu o capital.
Possivelmente em seus planos iniciais não contava com a insistência das gravadoras em não autorizar amplamente a venda de seu acervo por download e nem com o surgimento de sistemas gratuitos de troca de arquivos como o Napster.
A EMusic em janeiro demitiu cerca de 36% de seu pessoal e opera com prejuízo, apesar de ter receita com a venda de música (US$ 1,7 milhão no último trimestre do ano passado, contando com a Tunes.com).
Atualmente, a EMusic tem um catálogo de 13 mil álbuns, a maioria de selos independentes. Uma canção em MP3 custa 99 centavos de dólar e um disco inteiro 8,99 dólares. A Universal pensa em usar a EMusic como plataforma de distribuição para seu sistema Duet, que montou em conjunto com a japonesa Sony Music Entertainment.
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