Usina do Som também vai vender por download

Cinco meses mudam muita coisa: site do grupo Abril que começou como rádio anuncia que vai vender música por download e passar a pagar direitos de autoria

Vicente Tardin
24/08/2000
A Usina do Som, site que apresenta áudio apenas em streaming, anunciou que vai trabalhar com download pago de músicas a partir do ano que vem. Em entrevista ao site TCInet, Tércio Pacitti, da Usina, informa que o modelo a ser adotado “obedecerá a todas as regras de controle de direitos autorais e terá um custo para o internauta”.

Pacitti comenta também que pretende implantar um sistema de assinatura, o que considera um desafio – “o brasileiro ainda não está habituado a pagar por serviços oferecidos pela Web."

A Usina do Som, que pertence ao grupo Abril, começou como uma rádio transmitindo programações separadas por estilos. Encontrou resistências por parte das gravadoras, que discordavam de seu modelo. Agora, cinco meses depois, se posiciona para tornar-se um destino de comércio que remunera gravadoras e editoras.

A Usina investiu muito capital e necessita muita audiência. Para isso precisa fornecer acesso o mais amplo possível a todas as músicas das grandes gravadoras, com quem espera agora se entender e trabalhar em conjunto em promoções e marketing. Leia também:
Música vai ser vendida por assinatura
MP3.com fecha acordo com a Sony
Estudo revela demanda para download pago
EMI já está testando a venda por download
Em cinco anos a internet vai vender 25% da música nos EUA
Napster procura o caminho do bem