Venda de música por assinatura? Yahoo!
Site de grande audiência pode ser instrumento para a venda de músicas por assinatura, modelo que agrada as gravadoras
Vicente Tardin
01/06/2000
O Yahoo coloca mais tempero na disputa entre a RealNetworks e a Microsoft pela supremacia dos players. E, muito mais do que isso, pode estar prestes a inaugurar um novo sistema de venda de fonogramas.
O movimentado portal de buscas da internet lançou o seu próprio player – um programa que toca CDs, arquivos MP3, arquivos Windows Media, aceita streaming e rádios pela internet, livros narrados e notícias em áudio. É o Yahoo Player, mas a base é uma só – o Windows Media Player, da Microsoft.
Não é nada demais um portal ter o seu próprio player. A America Online tem o Winamp; o Lycos, hoje ligado ao Terra, tem o Sonique, por exemplo. Mas o player do Yahoo é próprio na aparência, não no motor.
Neste caso, ao ser usado o Windows Media, perde pontos a RealNetworks. O Yahoo americano é o mecanismo de busca com maior tráfego e recebe milhões de usuários. Houve uma mudança, considerando que vinha usando o player da RealNetworks e continua a usá-lo na seção de streaming de áudio e TV.
Ora, os dois produtos são bons. Por que então trocar um pelo outro? A explicação pode estar em outra notícia, divulgada na semana passada.
O Yahoo conversou com as grandes gravadoras nos Estados Unidos sobre a possibilidade de se tornar um distribuidor de música, usando um sistema de assinaturas, onde o assinante ganharia acesso online ao catálogo dos artistas.
Um sistema de distribuição de músicas por assinatura é considerado boa opção para as gravadoras, melhor do que a venda por download. Em outra ocasião, a Sony e a Universal divulgaram que desenvolvem um serviço por assinatura para distribuir música e vídeo.
Como as outras grandes gravadoras já possuem parcerias com empresas de internet visando estabelecer um sistema de distribuição online, o Yahoo Player se encaixa, considerando que o produto da Microsoft possui recursos de segurança que o favorecem frente ao produto da RealNetworks.
E se for para a frente este sistema de assinaturas, fica aberto o caminho para que outros sites de grande movimento façam o mesmo, criando novas fontes de venda para o catálogo das gravadoras.
Outra pista ainda mais concreta é a notícia divulgada hoje no Wall Street Journal de que o Yahoo está negociando a compra do serviço de música Myplay, em negócio que pode chegar a 200 milhões de dólares. A matéria afirma que o sistema é visto com bons olhos pelas gravadoras.
Trata-se de um sistema digital semelhante ao serviço My.MP3, que curiosamente foi bombardeado pelas gravadoras - um armário ``virtual'' no quais os clientes podem armazenar cópias de seus CDs num Web site. Mas por que um serve para as gravadoras e outro não? Tudo indica que o Myplay está sendo comprado pelo Yahoo com o sinal verde das gravadoras. Já o My.MP3 excluía as gravadoras, que não ganhavam nada.
O player do Yahoo pode ser baixado no endereço http://player.broadcast.com/
O movimentado portal de buscas da internet lançou o seu próprio player – um programa que toca CDs, arquivos MP3, arquivos Windows Media, aceita streaming e rádios pela internet, livros narrados e notícias em áudio. É o Yahoo Player, mas a base é uma só – o Windows Media Player, da Microsoft.
Não é nada demais um portal ter o seu próprio player. A America Online tem o Winamp; o Lycos, hoje ligado ao Terra, tem o Sonique, por exemplo. Mas o player do Yahoo é próprio na aparência, não no motor.
Neste caso, ao ser usado o Windows Media, perde pontos a RealNetworks. O Yahoo americano é o mecanismo de busca com maior tráfego e recebe milhões de usuários. Houve uma mudança, considerando que vinha usando o player da RealNetworks e continua a usá-lo na seção de streaming de áudio e TV.
Ora, os dois produtos são bons. Por que então trocar um pelo outro? A explicação pode estar em outra notícia, divulgada na semana passada.
O Yahoo conversou com as grandes gravadoras nos Estados Unidos sobre a possibilidade de se tornar um distribuidor de música, usando um sistema de assinaturas, onde o assinante ganharia acesso online ao catálogo dos artistas.
Um sistema de distribuição de músicas por assinatura é considerado boa opção para as gravadoras, melhor do que a venda por download. Em outra ocasião, a Sony e a Universal divulgaram que desenvolvem um serviço por assinatura para distribuir música e vídeo.
Como as outras grandes gravadoras já possuem parcerias com empresas de internet visando estabelecer um sistema de distribuição online, o Yahoo Player se encaixa, considerando que o produto da Microsoft possui recursos de segurança que o favorecem frente ao produto da RealNetworks.
E se for para a frente este sistema de assinaturas, fica aberto o caminho para que outros sites de grande movimento façam o mesmo, criando novas fontes de venda para o catálogo das gravadoras.
Outra pista ainda mais concreta é a notícia divulgada hoje no Wall Street Journal de que o Yahoo está negociando a compra do serviço de música Myplay, em negócio que pode chegar a 200 milhões de dólares. A matéria afirma que o sistema é visto com bons olhos pelas gravadoras.
Trata-se de um sistema digital semelhante ao serviço My.MP3, que curiosamente foi bombardeado pelas gravadoras - um armário ``virtual'' no quais os clientes podem armazenar cópias de seus CDs num Web site. Mas por que um serve para as gravadoras e outro não? Tudo indica que o Myplay está sendo comprado pelo Yahoo com o sinal verde das gravadoras. Já o My.MP3 excluía as gravadoras, que não ganhavam nada.
O player do Yahoo pode ser baixado no endereço http://player.broadcast.com/