Venda por download ainda não decolou

Vicente Tardin
21/09/2000
Enquanto gravadoras grandes e pequenas já vendem música por download usando formatos seguros como Windows Media e Liquid Audio, a indústria ainda não tem uma noção clara de como serão os resultados destas tentativas. Será que os fãs vão mesmo comprar discos ou canções desta forma?

Até agora as vendas têm sido pequenas. O que já existe disponível do catálogo dos grandes selos é pouco e o resultado não empolga. Sim, ainda é cedo e há o Napster, onde as mesmas músicas ainda podem ser encontradas de graça. Mas isto não pode servir de desculpa, pois há outros problemas atrapalhando. Por que, por exemplo, pagar por uma música que você só pode ouvir no computador?

Na verdade ainda não se sabe se música baixada pela internet é um formato alternativo ao CD ou apenas agrega valor a disco, como parece acreditar a banda Offspring (veja matéria abaixo).

A venda de música por download, acredita-se, só deverá evoluir quando forem criados serviços mais atraentes e oferecendo o conteúdo que o consumidor deseja. Os modelos de negócio de hoje podem agradar a quem vende, mas não são bons para quem compra - seja por preço ou pelas restrições envolvidas.

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