Vídeos sob demanda vêm aí

Filmes por download e streaming começam a se tornar mais comuns no ano que vem nos PCs e nas TVs por assinatura.

CliqueMusic
21/12/2000
A transmissão de vídeos e filmes sob demanda para computadores e TVs por assinatura deverá se tornar cada vez mais comum. Para isso, além da banda larga, as empresas de mídia e os produtores de conteúdo precisam de soluções para administrar a cobrança ao público e o pagamento aos produtores.

É o ramo onde atua, por exemplo, a empresa americana InterTrust Technologies, especializada em fornecer esta tecnologia, A InterTrust acaba de adquirir a PassEdge, subsidiária da Intel. A PassEdge também desenvolve tecnologia para gerenciamento de direitos de autoria de vídeos, transmitidos pela internet por streaming ou baixados por download. O valor da aquisição foi avaliado em torno de US$ 11 milhões, em dinheiro e ações.

A InterTrust está integrando a tecnologia da PassEdge ao RightsSystem, sua plataforma de gerenciamento de vídeos distribuídos para PCs e TVs por assinatura, através de operadoras atuando com satélite, cabo e DSL.

A empresa já possui uma outra plataforma similar para música, a RightsPoint, que foi licenciada para a BMG Entertainment e para o Universal Music Group visando a distribuição de música.

Outro cliente da InterTrust é a Blockbuster, locadora de vídeos que também atua no Brasil.

Operadoras de TV por assinatura da Europa e dos Estados Unidos se preparam para oferecer, já em 2001, serviços de streaming de vídeos, por meio de cabos telefônicos que usam a tecnologia DSL (Digital Subscriber Line).

A Blockbuster lançou o teste de um serviço de entrega de filmes sob encomenda para consumidores via internet com linhas telefônicas digitais (DSL) nos Estados Unidos. A investida no mercado de filmes sob demanda poderá colocar a Blockbuster no páreo contra a Time Warner Cable.

Leia também:
Amazon quer vender também filmes por download