Windows Media 8 está disponível

A versão 8 do software da Microsoft produz arquivos de música e vídeo mais leves e os reproduz com melhor qualidade

CliqueMusic
29/03/2001
A Microsoft anunciou o lançamento do Windows Media Audio e Video 8, que será suportado pelo novo sistema operacional Windows XP. Os codecs (ou algoritmos de compressão) são compatíveis com o Microsoft Media Player nas versões 7 e 6.4, assim como o Windows Media Player 7 para o Mac.

As novidades estão na melhoria da taxa de compressão e da qualidade de áudio e vídeo, além da presença de recursos para controle de direitos autorais. O upgrade segue o objetivo da Microsoft de oferecer melhor compressão do que a encontrada nos formatos MPEG e MP3, de forma a conquistar o público através do benefício da melhor qualidade com menor peso no arquivo e assim tornar o Windows Media o padrão mais usado.

Recursos para gerenciar direitos de autoria em outras palavras significa que o programa pode impedir a exibição ou execução de arquivos cuja cópia não foi autorizada.

Na parte de áudio, segundo a Microsoft, o Media Player 8 pode comprimir arquivos de música com 48 Kbps e manter qualidade de som comparável ao CD com compressão de 64 Kbps. Para se ter uma idéia, um arquivo comum formato MP3 usa compressão de 128 Kbps. Na comparação a mesma música em um arquivo Windows Audio 8 seria três vezes menor.

Ainda de acordo com a Microsoft, o Windows Media Audio e Video 8 também oferece um salto de qualidade na exibição de vídeo, que seria próxima à oferecida pelo DVD, em tempo real, por meio de conexão de banda larga, e próxima à do CD quando em taxas de compressão maiores. Qualidade semelhante à do videocassete pode ser obtida com taxas de 250 Kbps, com resolução de 320 por 240 pixels a 24 quadros por segundo, segundo a empresa.

O Media Player 8 está disponível para download no site windowsmedia.com.

Leia também:
Aparelhos digitais vão tomar lugar dos CD players normais