Youssou N’Dour contra <i>digital divide</i>

O músico senagalês lidera projeto para incluir mais os países africanos na internet - e vice versa

CliqueMusic
30/10/2000
Durante um encontro promovido pelas Nações Unidas em Nova York, o cantor e compositor senegalês Youssou N'Dour anunciou um projeto destinado a criar mais condições para que a internet beneficie o público africano.

Embora países como o Senegal já tenham estrutura para acesso à internet, quase não há sites locais, de forma que os acessos são praticamente todos levados para fora do país.

O músico acredita que as economias não integradas à internet talvez jamais sejam independentes no cenário mundial. Por isso o Projeto Joko pretende criar centros de acesso à internet em países africanos e, principalmente, um site visando a comunidade.

N'Dour declarou à imprensa que o objetivo de seu projeto é garantir que internet venha a se tornar uma parte importante da cultura africana, diminuindo assim o que se costuma chamar de digital divide, onde os mais pobres e alheios aos recursos de comunicação e pesquisa da internet distanciam-se mais ainda dos mais ricos.

O Projeto Joko deverá lançar o site no início do ano que vem e em seguida inaugurar centros de acesso à internet e fornecer treinamento. Naturalmente trata-se de um projeto que depende de patrocínio e N’Dour empresta seu prestígio para ajudar a obtê-lo em empresas e organizações. A Hewlett-Packard já é um dos patrocinadores.

Leia também:
Inties dominarão o mundo