Eumir Deodato 22/06/1943
Começou tocando acordeom e piano no Rio de Janeiro, onde nasceu e teve aulas no Conservatório. Tocava em festas e bailes, e no fim dos anos 50 se aproximou de músicos do núcleo da bossa nova, atuando em shows. Afirmou-se mesmo como arranjador, trabalhando nos primeiros discos de Marcos Valle, Wilson Simonal e no álbum "Inútil Paisagem", com músicas de Tom Jobim.
Mudou-se para os Estados Unidos em 1967, incentivado pelo violonista Luiz Bonfá, depois de participar de festivais de música. Nos EUA se consagrou como arranjador de sucesso, inicialmente trabalhando com outros músicos brasileiros então radicados naquele país, como Tom Jobim, Astrud Gilberto, Walter Wanderley e Bonfá. Fez arranjos tanto para músicos tradicionais norte-americanos, como Frank Sinatra, quanto para Roberta Flack e a música pop dos anos 80, de Kool and the Gang, ou dos anos 90, da cantora islandesa Björk.
Gravou em 1972 o clássico disco "Donato/Deodato", com João Donato. Foi um dos nomes mais importantes da música fusion-jazz.
Seu projeto de maior sucesso aconteceu em 1972, quando fez os arranjos de "Assim Falou Zaratustra", música de Richard Strauss que virou tema do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick. Deodato trabalhou em diversas trilhas sonoras hollywoodianas.
No total, participou como compositor, arranjador, produtor ou instrumentista de cerca de 500 discos e ganhou mais de 15 discos de platina.
Discografia
Discos de carreira
Extras
Arranjador
Participações