Terço, O
Com diversas formações ao longo de sua existência, o Terço (Sérgio Hinds, Jorge Amiden, Vinícius Cantuária, Sérgio Magrão, César de Mercês, Luiz Moreno, Flávio Venturini, Flávio Pimenta, Franklin Paolillo, Sérgio Kaffa, Edu Araújo, Ruriá Duprat, Zé Português, Max Robert, Beto Corrêa, Daniel Baeder, André Gonzales e Igor de Bruyn) surgiu no final dos anos 60, no Rio de Janeiro, juntando membros de outros grupos de rock. O único integrante fixo é o vocalista Sérgio Hinds. Gravaram o primeiro disco em 1970, com influências basicamente roqueiras. Em seguida participaram do Festival Internacional da Canção, classificando a música "Tributo ao Sorriso".
Mais tarde o grupo radicou-se em São Paulo, onde gravou "Criaturas da Noite" (1975), com arranjos de Rogério Duprat. O disco fez sucesso e foi lançado em outros países, já consolidando o estilo de rock progressivo que caracterizaria a banda. Cultuada no cenário do rock progressivo brasileiro, o grupo emplacou alguns sucessos como "1974".
Dois integrantes do Terço, Flávio Venturini e Sérgio Magrão, saíram em 1976 para formar o 14Bis.
Nos anos 90 o Terço volta à ativa, com outra formação, lançando "Time Travellers" em 1993, "Compositores" em 1996 e "Spiral Words" em 1998.
O trabalho da banda, desde os anos 80, tem mais repercussão no exterior que no Brasil, fazendo shows regularmente nos EUA e Europa.
Discografia
Discos de carreira
Coletâneas