Trio Madeira Brasil
Conjunto instrumental que vem se firmando no cenário musical com um trabalho sofisticado em torno do choro. Ronaldo do Bandolim (Ronaldo Souza Silva), José Paulo Becker (violão e viola caipira) e Marcello Gonçalves (violão de sete cordas) formaram o trio em 1996, durante uma roda de choro em São Paulo, e dispensam a formação tradicional dos grupos regionais, que inclui percussão e cavaquinho.
O nome inicial de Madeira de Lei teve que ser trocado para Madeira Brasil depois de descobrir que o já havia sido registrado por outro grupo. Os integrantes costumam definir o som do grupo como sendo música popular de câmara, com a experiência popular de Ronaldo mesclando-se à tarimba erudita dos outros dois.
O currículo dos integrantes é significativo. Ronaldo, autodidata, é integrante do tradicional Época de Ouro, fundado por Jacob do Bandolim. Com formação erudita, José Paulo é mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Marcello estudou com Turíbio Santos, Dino 7 Cordas e Marco Pereira e é bacharel em violão. José Paulo e Marcello fizeram parte da Orquestra de Cordas Chiquinha Gonzaga, comandada por Maurício Carrilho.
O CD "Trio Madeira Brasil", lançado pela Kuarup em 1998, foi indicado nas categorias Melhor Disco e Melhor Grupo no Prêmio Sharp de 1999. O disco reúne de composições raras de Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth a contemporâneos como Chico Buarque e Edu Lobo e recebeu elogios da imprensa especializada e de músicos. O conjunto participou ainda do Free Jazz Festival de 1999.
Discografia
Discos de carreira
Extras
Solos