Gastão Formenti 24/06/1894 28/05/1974
Nasceu em uma família italiana que morava em Guaratinguetá (SP), e trabalhou primeiramente como pintor. Já morando no Rio de Janeiro na década de 20, foi com um amigo à Rádio Sociedade e acabou se apresentando, um pouco de improviso, com a canção "Ontem ao Luar" (P. de Alcântara/ Catulo da Paixão Cearense). Seu primeiro disco saiu pela Odeon em 1927, e no ano seguinte emplacou o sucesso "Casa de Caboclo" (H. Tavares/ Chiquinha Gonzaga/ Luís Peixoto). Era também contratado da Rádio Mayrink Veiga e mais tarde da Rádio Clube. Gravou em 1932 um de seus maiores sucessos, "Maringá", de Joubert de Carvalho. Foi intérprete de várias músicas da dupla Joubert de Carvalho e Olegário Mariano, como "De Papo pro Ar", "Zíngara" e "Beduíno".
Nos anos 30 teve outros êxitos: "Na Serra da Mantiqueira" (Ari Kerner), "Samba da Saudade" (Ronaldo Lupo/ Saint-Clair Sena), "Coração, Por Que Soluças?" (José Maria Abreu/ S.-C. Sena) e "Não Sei Para que Viver" (S.-C. Sena).
Depois de 1941 decide afastar-se da carreira artística, dedicando-se mais à pintura. Ainda participa de gravações esporádicas nos anos 50, totalizando cerca de 300 músicas gravadas em mais de 150 discos de 78 rotações.
Discografia
Discos de carreira
Coletâneas