César Camargo Mariano 19/09/1943
Filho de um professor de música, começa a tocar piano por conta própria, e aos 14 anos passa a ser apresentado como "menino prodígio" em shows em que acompanha bandas de jazz. Em seguida fez amizade com Johnny Alf, que o incentivou a estudar harmonia, arranjo e composição. Logo começa a atuar como profissional na Orquestra de William Furneaux, e em 1962 forma o grupo Três Américas, que toca em festas e bailes. No ano seguinte vai para São Paulo e integra o Quarteto Sabá, com quem grava o primeiro LP. Em seguida vem o Sambalanço Trio, ao lado de Airto Moreira e Humberto Claiber, que grava um disco com Lennie Dale e ganha prêmios.
No final da década é contratado pela TV Record de São Paulo, onde trabalha como instrumentista e arranjador, e grava discos com seu novo grupo, Som Três. Participou como jurado de festivais de música da Record.
Nos anos 70 tem início uma bem-sucedida parceria com Elis Regina. César atua como diretor musical, produtor e arranjador da cantora, excursionando pelo Brasil e por vários países. Também participa de trabalhos com Chico Buarque, Maria Bethânia, Jorge Ben e outros. Na mesma época, entra no mercado de jingles e músicas para cinema e propaganda.
Na década de 80 César gravou dois discos considerados históricos: "Samambaia", com o guitarrista Hélio Delmiro, e "Voz e Suor", com a cantora Nana Caymmi. Continua atuando como arranjador, produtor, compositor e pianista no Brasil até 1994, quando se muda para os Estados Unidos, onde começa a trabalhar com o compositor Sadao Watanabe, que o leva a turnês no Japão. Mesmo nos EUA, continua em contato permanente com os maiores nomes da MPB, dirigindo e produzindo discos e espetáculos.
Discografia
Discos de carreira
Extras
Arranjador
Participações