Chiquinha Gonzaga 17/10/1847 28/02/1935
Primeira mulher a se destacar como compositora na história da música popular brasileira, começou a compor canções e valsas na adolescência. Teve uma vida atribulada, separando-se do marido e conquistando sua independência numa época em que isso causava escândalo na sociedade brasileira.
Foi professora de piano e freqüentava rodas de choro, tocando em festas e bailes com outros chorões. Seu primeiro sucesso foi a polca "Atraente", de 1877. Fez também música para teatro, apesar da resistência que tinha de vencer por ser mulher. Atuou algumas vezes como maestrina, regendo orquestras e bandas. Politizada, participou ativamente das campanhas abolicionista e republicana na década de 1880. Nos primeiros anos do século XX viajou pela Europa apresentando suas músicas. Na volta ao Brasil musicou peças e compôs operetas.
Seus maiores sucessos são a marcha carnavalesca "Ô Abre Alas", que compôs para o cordão Rosa de Ouro, e o tango estilizado "Gaúcho", também conhecido como "Corta-jaca", por ser esse o nome do estilo musical.
Em 1999 a TV Globo produziu a minissérie "Chiquinha Gonzaga", de enorme êxito, sobre a vida da compositora, promovendo um boom de regravações, lançamentos de discos e biografias.
Discografia
Coletâneas
Tributos
CHIQUINHA GONZAGA - TRILHA SONORA INSTRUMENTAL - SÉRIE TRILHAS E TEMAS VOL. 4 - MARCUS VIANA
Sonhos e Sons - 1999
CHIQUINHA GONZAGA - SÉRIE MESTRES BRASILEIROS - VOL. 1 - MARIA TERESA MADEIRA (Piano)
Sonhos e Sons - 1999
Livro
O MELHOR DE CHIQUINHA GONZAGA
Ô ABRE ALAS