Jane Duboc 16/11/1950
Atuava como cantora desde criança em sua cidade natal, Belém do Pará, onde também se destacou por seus talentos como esportista, tendo sido criado inclusive pela Assembléia Legislativa de Belém o prêmio "Jane Duboc Vaquer" para incentivar todos os esportistas paraenses.
Aos 17 anos ganhou uma bolsa de estudos e foi para os Estados Unidos, onde morou por seis anos. Lá estudou música e atuou como cantora, instrumentista e professora. Voltou ao Brasil em 1977, gravou dois discos, compôs trilha sonora para cinema e teve ampla participação como backing vocal no coral da TV Globo. Participou também de festivais.
O primeiro disco solo veio em 1980, "Languidez", com várias participações ilustres, como Toninho Horta, Djavan, Sivuca e outros. Depois desse vieram mais discos e participações em LPs como "O Grande Circo Místico", de Chico Buarque e Edu Lobo, em que gravou a "Valsa dos Clowns". Seu fã-clube "Minas em Mim" (nome de um de seus discos, lançado em 1988) já conseguiu catalogar mais de cem discos com a participação de Jane Duboc. Discos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Hermeto Pascoal, Roberto Sion, Sarah Vaughan, além de discos infantis e curso de inglês. Sua voz pode ser ouvida freqüentemente em jingles comerciais, o que não impede que dê impulso à carreira de solista, bem-sucedida até mesmo no Japão.
Em 1999 lançou pela gravadora Pau Brasil o disco "Clássicas", em parceria com a veterana cantora Zezé Gonzaga.
Além de sua atividade musical, atua também como escritora, já tendo lançado um livro de poemas e dois infantis.
Discografia
Discos de carreira
Coletâneas
Participações
Links
Matérias