Quarteto em Cy
Quarteto vocal feminino formado inicialmente por quatro irmãs (Cyva, Cynara, Cybele e Cylene) nascidas em Ibirataia (BA). No início da década de 60 foram para o Rio de Janeiro, onde conheceram Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, que tornou-se padrinho do grupo. Estrearam em estúdio cantando na trilha sonora do filme "Sol sobre Lama", de Alex Viany, em 1963. No ano seguinte fizeram show na boate Zum Zum, ao lado de Dorival Caymmi e Vinicius, e gravaram o primeiro LP, "Quarteto em Cy", com arranjos de Carlinhos Castilho e Eumir Deodato. Nos anos 60 gravaram outros discos antes da saída de Cylene, que deu lugar a Regina Werneck. Com essa formação, viajaram para os Estados Unidos, onde participaram de programas de televisão e gravaram um disco. Voltaram aos EUA ainda em 1967, com o nome The Girls From Bahia, e se apresentaram em diversos espetáculos.
De volta ao Brasil, Cynara e Cybele se desligaram do Quarteto e passaram a atuar em dupla. As duas foram as intérpretes de "Sabiá" (Chico Buarque/ Tom Jobim) no III Festival Internacional da Canção, em 1968, que levou o primeiro lugar do festival debaixo de um vaia histórica do Maracanãzinho lotado, que torcia por "Caminhando", de Geraldo Vandré. Enquanto isso, Cymiramis e Sonia entraram no Quarteto, mas em 1970 o grupo se desfez. Dois anos depois voltou, com outra formação (Cyva, Cynara, Sonia, Dorinha Tapajós) e sob direção de Luís Cláudio Ramos, com quem gravaram seis discos. Em 1980 Cybele voltou, no lugar de Dorinha, consolidando a formação que se mantém até hoje: Cyva, Cynara, Cybele e Sonia.
Desde 1983 com direção musical de Celia Vaz, gravaram vários outros discos, muitos deles homenageando compositores específicos: "Vinicius em Cy", "Chico em Cy", "Bossa em Cy", "Gil & Caetano em Cy". Na década de 90 apresentaram-se no Japão e Europa, cantando na comemoração dos 500 anos do descobrimento da América, na Espanha.
No fim dos anos 90 o Quarteto em Cy gravou dois discos com o MPB-4: "Bate Boca" (1997) e "Somos Todos Iguais" (1999), e ainda um terceiro, "Vinicius - A Arte do Encontro", em 2000.
Discografia
Discos de carreira
Extras
Coletâneas
Solos
Matérias