Rildo Hora 20/04/1939
Gaitista pernambucano, começou a tocar acompanhando frevos e choros que ouvia no rádio. Ainda na adolescência, já um virtuoso na gaita, foi contratado pela Rádio Mauá do Rio de Janeiro e passou a se apresentar em pequenos shows, circos e festas. No final da década de 50 começou a compor também, e em 1961 sua música "Canção que Nasceu do Amor" (com Clóvis Melo) foi gravada por Cauby Peixoto e mais tarde regravada por Elizeth Cardoso. Nos anos 60 aprendeu a tocar violão também, e como violonista acompanhou Elizeth por dois anos em turnês pelo Brasil.
Estudou teoria musical com o maestro Guerra-Peixe, que escreveu a "Suíte Quatro Cordas" especialmente para ele. Em 1987 solou o "Concerto para Harmônica e Orquestra" de Villa-Lobos.
Ainda nos anos 70 começou a trabalhar como produtor musical, atividade que intensificou na década de 80, passando o ser o maior produtor de samba na década de 90, estando presente em praticamente todos os grandes lançamentos do gênero, de Martinho da Vila a Zeca Pagodinho. Como solista, já gravou cerca de dez discos e se apresenta com freqüência no exterior. Seu disco "Autonomia", em duo com o guitarrista Romero Lubambo, lançado em 1990, foi um dos mais elogiados pela crítica.
Discografia
Discos de carreira
Extras
Coletâneas
Arranjador