Victor Assis Brasil 28/08/1945 14/04/1981
Irmão do pianista clássico João Carlos Assis Brasil, teve influência musical desde a infância, mas só aos 17 anos, quando ganhou um saxofone, passou a se interessar mais seriamente pela idéia de ser músico. O interesse aumentou quando passou a freqüentar o Beco das Garrafas, reduto de músicos cariocas nos anos 50 e 60 e berço da bossa nova.
Foi aluno de Paulo Moura, e seu interesse pelo jazz foi crescendo a tal ponto que chegou a participar de um festival internacional de jazz na Áustria, representando o Brasil. Também foi a concurso em Berlim, onde recebeu o prêmio de melhor solista. Em 1966 gravou seu primeiro LP, "Desenhos", que hoje é uma raridade. Dois anos depois veio o segundo disco e foi para os Estados Unidos estudar harmonia, arranjo e composição na escola de jazz Berklee. Durante férias no Brasil, em 1970, gravou "Victor Assis Brasil toca Antônio Carlos Jobim".
Voltou ao Brasil definitivamente em 1974, participou de discos e shows e deu cursos de improvisação no Conservatório Brasileiro de Música. Com sua morte precoce, aos 35 anos, deixou um legado que une o jazz tradicional à música brasileira moderna.
Discografia
Discos de carreira
Extras
Tributos
Matérias