João do Vale 11/10/1934 06/12/1996
Nasceu no interior do Maranhão, onde participou de um grupo de bumba-meu-boi já como compositor de versos. Aos 15 anos foi para o sul do país, parando em diversas cidades e arranjando empregos como garimpeiro, pedreiro, ajudante de caminhão. Em 1950 chegou ao Rio de Janeiro e empregou-se numa obra de construção civil no bairro de Ipanema. Como já tinha algumas composições, começou a freqüentar programas de rádio para mostrar suas músicas a artistas. Finalmente em 1953 Marlene gravou "Estrela Miúda", com sucesso. Outros intérpretes como Zé Gonzaga, Luís Vieira e Marinês também gravaram João do Vale.
Participou do espetáculo "Opinião" em 1964, ao lado de Nara Leão e Zé Kéti, e nessa ocasião lançou seu maior sucesso, "Carcará" (com José Cândido), imortalizado na interpretação de Maria Bethânia. Também nessa época diversas cantoras como a própria Nara Leão ("Uricuri", "Minha História", "Sina de Caboclo") e Alaíde Costa ("A Voz do Povo") regravaram suas composições.
Outros êxitos seus foram "Pisa na Fulô" (com Ernesto Pires e Silveira Júnior), "Aruera" (com Alventino Cavalcanti e J. Cândido), "O Canto da Ema" (com Aires Viana/ A. Cavalcanti), "Peba na Pimenta" (com José Batista/ Adelino Rivera), "Pé do Lajeiro" (com José Cândido/ Paulo Melo), "Na Asa do Vento" (com Luiz Vieira), "Pipira" (com José Batista) e "Forró do Beliscão" (Ary Monteiro).
Discografia
Discos de carreira
Extras