Zé Kéti 06/10/1921 14/11/1999
Sambista carioca, começou a atuar nos anos 40 na ala dos compositores da Portela. Em 1946 o grupo Vocalistas Tropicais fez a primeira gravação de um samba de sua autoria, "Tio Sam no Samba". Na década de 50 outros sucessos seus, como "Leviana" e "A Voz do Morro" foram incluídos no filme "Rio 40 Graus", clássico do cinema nacional, dirigido por Nelson Pereira dos Santos. Idealizou e participou do conjunto A Voz do Morro, que contava com Elton Medeiros, Paulinho da Viola, Anescarzinho do Salgueiro, Jair do Cavaquinho, José da Cruz, Oscar Bigode e Nelson Sargento, e que gravou três discos.
Em 1964, levado por Nara Leão, participou do espetáculo "Opinião" ao lado de João do Vale, no Teatro de Arena (Rio de Janeiro), que tornou conhecidas músicas suas como "Opinião" e "Diz que Fui por Aí" (com Hortênsio Rocha). Outro enorme sucesso de sua carreira foi a marcha rancho "Máscara Negra" (com Hildebrando Matos), composta para o carnaval de 1967.
Nos anos 80 viveu um período de relativo ostracismo, esquecido por intérpretes e gravadoras e morando em São Paulo. Essa situação modificou-se nos anos 90, quando voltou a morar no Rio, a se apresentar ao lado da Velha Guarda da Portela e a ter várias músicas regravadas. Um dos tributos foi "Natural do Rio de Janeiro", CD do cantor Zé Renato dedicado exclusivamente à obra de Zé Kéti.
Outros sucessos de Zé Kéti são "Mascarada" (com Elton Medeiros), "Malvadeza Durão", "Nega Dina", "Jaqueira da Portela" e "Meu Pecado".
Discografia
Discos de carreira
Extras
Tributos
Participações