Jorge Goulart 06/01/1926
Carioca, iniciou sua carreira como crooner, cantando em casas noturnas do Rio de Janeiro, principalmente composições de Custódio Mesquita. Participava de programas na Rádio Tupi e em 1945 lançou seu primeiro 78 rotações: "A Volta" e "Paciência, Coração", duas canções de Benedito Lacerda e Aldo Cabral. O primeiro sucesso foi "Xangô", de Ary Barroso e Fernando Lobo, e graças a ele assinou contrato com a Rádio Tupi.
Depois de ter passado uma temporada em Porto Alegre, voltou ao Rio e gravou "Miss Mangueira" (Wilson Batista/ Antônio Almeida) e "Balzaquiana" (Wilson Batista/ Nássara), sucessos dos carnavais de 1950 e 51. Entrou para a Rádio Nacional, lá permanecendo por 15 anos. Outros de seus sucessos foram "Mundo de Zinco" (Wilson Batista/ Nássara), "A Voz do Morro" (Zé Kéti), "Samba Fantástico" (José Toledo/ Jean Mazon/ L. Autuori/ P.M. Campos), "Laura" (J. de Barro/ Alcir P. Vermelho), "Mané Fogueteiro" (João de Barro), "Couro de Gato" (Grande Otelo/ Rubens Silva/ Popó) e "Joga a Chave, Meu Amor" (J.R. Kelly/ J. Rui). Casado com a cantora Nora Ney, foi um dos grandes divulgadores das músicas de sambistas de escolas de samba, como Zé Kéti, Candeia e Elton Medeiros. Participou de filmes como "Rio 40 Graus" (Nelson Pereira dos Santos) e "Aviso aos Navegantes", de Watson Macedo.
Nos anos 50 e 60 esteve em diversos países como Rússia e China, fazendo shows, incentivado pela política do então presidente Juscelino Kubitschek de aproximação entre o Brasil e os países do leste europeu. Nas décadas de 70 e 80 se apresentou no Brasil em espetáculos montados em teatros e casas noturnas.
Discografia
Discos de carreira
Coletâneas