Sueli Costa 25/07/1943
Nascida no Rio de Janeiro e criada em Juiz de Fora (MG), começou a tocar violão na adolescência. Entrou na faculdade de Direito em 1964, quando já atuava como compositora. Três anos mais tarde teve sua primeira música gravada: "Por Exemplo, Você" (com João Medeiros Filho), por Nara Leão. Mudou-se definitivamente para o Rio de Janeiro em 1969. Musicou peças de teatro, participou de festivais, foi professora de música em colégios.
Depois de ter composições gravadas por Maria Bethânia ("Coração Ateu"), Elis Regina ("Vinte Anos Blues"), Simone ("Jura Secreta"), Joanna, Ney Matogrosso, Fafá de Belém, Fagner e outros, lançou, em 1975, o LP "Sueli Costa", seu primeiro como cantora. Desde então gravou outros discos e passou a fazer shows, sem contanto abandonar a carreira de compositora sofisticada e de sucesso.
Em 1994 dois de seus discos (de 1973 e 78) foram relançados em um CD, na série 2 em 1 da EMI.
Outras pérolas de sua lavra: "Primeiro Jornal", "Amor É Outra Liberdade", "Coração Aprendiz" (com Abel Silva), "Para os Meninos da Nicarágua" (com Paulo Emílio/ Aldir Blanc) e "Acorrentado" (com Tite de Lemos).
Discografia
Discos de carreira