Adriana Calcanhotto nascimento 03/10/1965

Começou a carreira de cantora na noite de Porto Alegre, em churrascarias, bares e casas noturnas.

No final dos anos 80 foi para o Rio de Janeiro, onde lançou seu primeiro disco, "Enguiço", em 1990. Nesse LP gravou, além de duas composições de sua autoria ("Enguiço" e "Mortaes"), versões para músicas como "Caminhoneiro" (Roberto Carlos/ Erasmo Carlos), "Disseram que Eu Voltei Americanizada" (Luis Peixoto/ Vicente Paiva, celebrizada por Carmen Miranda), "Nunca" (Lupicínio Rodrigues) e "Sonífera Ilha" (Titãs).

A estréia em estúdio dividiu os críticos: alguns a apontavam como uma das grandes revelações para a década de 90; outros achavam que se tratava de uma euforia passageira em torno de uma cantora que não justificava tanto, e que surgiu apoiada por um marketing competente.

No segundo disco, "Senhas", de 1992, a ênfase é nas músicas de sua própria autoria, com arranjos no estilo banquinho-e-violão. É o caso de "Mentiras", que chegou às paradas de sucesso e foi incluída na trilha sonora da novela "Renascer", da TV Globo.

Dizendo-se insatisfeita com a superexposição na mídia, lançou o experimental "A Fábrica do Poema" (1994), que traz parcerias com Waly Salomão, Arnaldo Antunes, Antônio Cícero e Jorge Salomão, poemas de Augusto de Campos e Gertrude Stein e textos de Joaquim Pedro de Andrade. Mesmo assim, não abre mão de "hits" como "Metade".

O disco seguinte, "Marítimo", veio em 1998, trazendo faixas dançantes ("O Parangolé Pamplona" e "Pista de Dança"), samples ("Vamos Comer Caetano") e releituras ("Quem Vem pra Beira do Mar", de Caymmi). Em 2000 lança o CD ao vivo "Público". Outros sucessos de Adriana são: "Naquela estação" (João Donato/ Caetano Veloso), "Esquadros" (Adriana Calcanhotto), "Mentiras" (Adriana Calcanhotto), "Inverno" (Adriana Calcanhotto/ Antônio Cícero), "Vambora" (Adriana Calcanhotto.

Nos dia 7, 8 e 9 de outubro de 2002 é lançado seu sétimo CD “Cantada” no Museu do Açude, no Rio de Janeiro.

Em 20 de maio de 2003 grava no Rio de Janeiro, nos estúdios da Biscoito Fino, participação no CD de Francis Hime, na faixa “Um seqüestrador”, música de Francis e Vinicius de Moraes e letra de Adriana.

Seu oitavo trabalho, o CD Adriana Partimpim é lançado em 27 de julho de 2004 no Planetário do Rio de Janeiro.

Discografia

Discos de carreira
CANTADA

CANTADA

BMG Brasil - 2002
 
PÚBLICO

PÚBLICO

BMG Brasil - 2000
 
MARÍTIMO

MARÍTIMO

Columbia/Sony Music - 1998
 
A FÁBRICA DO POEMA

A FÁBRICA DO POEMA

Epic/Sony Music - 1994
 
SENHAS

SENHAS

Columbia/Sony Music - 1992
 
ENGUIÇO

ENGUIÇO

CBS - 1990